Estádio de São Januário completa 95 anos

O Estádio do Vasco da Gama, chamado de São Januário, completa 95 anos nesta quinta-feira (21). Inaugurado em 1927, o local sediou jogos e eventos importantes da história do Brasil.

A construção do lugar chamado de casa foi vislumbrada pelos torcedores por meio dos ideais da diretoria cruzmaltina após o time não ser incluído no meio dos chamados clubes da elite – América, Bangu, Botafogo, Flamengo e Fluminense. Em símbolo ao seu espírito de combate às ideologias aristocráticas, aquelas que o poder era regido apenas pelos nobres e que buscam privilégios para apenas uma classe da sociedade, o clube iniciou o movimento e lançou uma campanha para a arrecadação de verba afim de um objetivo que ainda estava no papel.

O movimento fez com que apenas torcedores arrecadassem 685 contos e 895 mil réis para a compra do terreno em São Cristóvão, na zona portuária do Rio. Dessa forma, o erguer do estádio durou dez meses e foi inaugurado no dia 21 de abril de 1927, sendo considerado o maior estádio do mundo até 1930, quando foi construído o Estádio Centenário, em Montevidéu – URU, que foi destinado para a primeira Copa do Mundo.

O jogo inaugural do estádio foi entre Vasco da Gama e Santos, uma potência paulista da época. A equipe paulista venceu por 5 a 3 o gol inaugural do estádio foi feito pelo santista Evangelista, aos 20 minutos do primeiro tempo. O primeiro gol vascaíno foi marcado pelo jogador Negrito aos 23 minutos do primeiro tempo.

A inauguração foi em uma quinta-feira, feriado de Tiradentes (instituído em 1890), onde o dia amanheceu diferente no Rio de Janeiro, então capital da República. Afinal, não era todo dia que se inaugurava o maior estádio do continente. Por isso a expectativa atingia não só os orgulhosos vascaínos, que haviam conseguido construir sua “casa” com recursos 100% próprios, como toda a comunidade esportiva brasileira. Todos os grandes jornais abriram espaço para o grande acontecimento esportivo do ano.

Com um clube grandioso em suas dependências, São Januário vivenciou grandes histórias e viu craques desfilarem seus gramados. Entre eles, os três maiores artilheiros do estádio: Roberto Dinamite, com 184 gols, Romário, com 152 gols, e Ademir Marques de Menezes, com 94 gols.

Fonte: Willian D’Ângelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *