Cantarele, goleiro que mais atuou pelo Flamengo

Antônio Luís Cantarele, mais conhecido apenas como Cantarele, mineiro de Além Paraíba, nasceu no dia 26 de setembro de 1953 e é o goleiro que mais defendeu o Flamengo, em um total de 557 jogos entre 1973 e 1989. Cantarele fez parte de uma geração que seria a mais vencedora da história do Flamengo. Na base conviveu com futuros ídolos, como Júnior, Zico e Rondinelli.

A sua estreia no profissional, foi no Campeonato Carioca de 1973, diante do América. Vitória Rubro-Negra por 1 a 0. Na ocasião, a jovem promessa substituiria o goleiro Renato que estava a serviço da Seleção Brasileira.

Em 1975, Renato acabou se transferindo para o rival Fluminense e Cantarele teve a primeira oportunidade como titular. Permaneceu até 1977 na meta, até que chegou Raul Plasmann e assumiu o posto. Esse time que viria a ser comandado por Cláudio Coutinho e com vários atletas formados na Gávea faturaria 3 Campeonatos Brasileiros (1980,82 e 83) e 1 Libertadores e 1 Mundial em 1981.

 Além dos títulos nacionais e internacionais acima, houve cinco conquistas estaduais (1974,78,79,81 e 86). Está entre os 10 atletas que mais jogaram pela Gávea. 

CURIOSIDADE

Como curiosidade, Cantarele atuou uma vez pela Seleção Brasileira, em 1976. Foi em um amistoso não-oficial,no Maracanã. O rival foi um combinado de jogadores de todo o mundo. Vitória brasileira por 3 a 1.

Na foto, o goleiro Cantarele está ao lado de Rodinelli, Toninho Baiano, Andrade, Manguito, Júnior, Tita, Zico, Pelé, Júlio César e Carpegiani.

Fonte: Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *