Reino Unido coroa rei Charles III em dia histórico

Charles III e sua esposa Camilla foram coroados neste sábado, 6, em uma grande cerimônia em Londres, onde milhares de admiradores e alguns críticos acompanharam um evento que inédito no Reino Unido há 70 anos, que foi perturbado pela detenção de dezenas de manifestantes que pretendiam protestar contra o evento.

De maneira pontual, às 9h20 GMT (6h20 de Brasília), o rei, 74 anos, e a rainha, 75, deixaram o Palácio de Buckingham em uma carruagem para a curta procissão até a Abadia de Westminster. Algumas horas antes, ativistas anti-monarquia foram detidos quando retiravam de um caminhão diversas faixas com a frase “Not my king” (Não é meu rei).

Ao mesmo tempo, a poucos metros do local, milhares de fãs da família real estavam reunidos atrás das barreiras de segurança instaladas no ‘Mall’, a grande avenida que começa no Palácio de Buckingham.

“Estamos muito entusiasmados, muito orgulhosos de sermos britânicos”, disse à AFP Phyllis Taylor, 60 anos, que viajou da Escócia para Londres com o marido para “esta ocasião muito especial”.

Charles é coroado após passar 70 anos na espera, desde que a mãe, a rainha Elizabeth II, ascendeu ao trono quando o mesmo tinha apenas três anos de idade. A cerimônia ocorreu quase oito meses após a morte da rainha.

SUPOSTA AMANTE DO PRÍNCIPE WILLIAM NA COROAÇÃO

Os príncipes Harry e Andrew são algumas das figuras polêmicas da realeza britânica. De alguma forma, eles atraíram os holofotes na coroação do rei Charles, em Londres, neste sábado (6). Entretanto, a maior protagonista do drama não pertence à família real. Trata-se da modelo Rose Hanbury. A imprensa estrangeira noticiou, recentemente, que a moça teria uma relação extraconjugal com o príncipe William, casado com Kate Middleton. Isso não a impediu de comparecer ao evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *