Pelotas-RS empata com seleção da Argentina em 1919
No dia 12 de junho de 1919, o Pelotas-RS arrancou um empate heroico com a Seleção da Argentina (foto), em uma grande partida de futebol, onde exibiu-se o brilho de um dos grandes arqueiros que passaram pelo clube, o lendário Tuffy, que anos mais tarde seria o titular da Seleção Brasileira e considerado o melhor goleiro do país.
A forte Seleção Argentina vinha do Rio de Janeiro, onde havia disputado o Campeonato Sul-Americano. Após ser derrotada no dia 13 de maio, por 3 a 2 pela Seleção Uruguaia, e no dia 18 de maio, por 3 a 1 para a Seleção Brasileira, a Seleção Argentina venceu no dia 22 do mesmo mês, a Seleção do Chile por 4 a 1. Com esses resultados, os Argentinos terminaram a competição continental na terceira colocação. Os jogadores Argentinos mais destacados no Sul-Americano foram Calomino, Matozzi, Castagnola e Laiolo.
No dia 6 de Julho daquele ano, a cidade em festa comemorou no estádio do SC Pelotas o grande resultado de zero a zero contra a poderosa Seleção Argentina. Foram entregues medalhas de ouro aos jogadores do Áureo Cerúleo, no intervalo do jogo amistoso contra o Rio Branco, pelo memorável feito alcançado. Um quadro com os jogadores do SC Pelotas foi exposto na Casa Carioca, no centro da cidade, registrando o escore do jogo em zero a zero.
VOCÊ SABIA?
Que em um intervalo de apenas 21 dias, o time do Flamengo-RJ conquistou o Campeonato Carioca, a Copa Libertadores e o Mundial Interclubes em 1981? Em 1982, o time rubro-negro voltaria a ser campeão nacional, fato que se repetiria mais duas vezes naquela década.

 
			 
							 
							