Mundial de Surfe em Saquarema

A cidade de Saquarema (RJ) está recebendo mais uma etapa do campeonato mundial de surfe. A competição está acontecendo desde o último dia 23 e se encerra neste sábado (1º).

Realizado pela WSL com apoio da Prefeitura de Saquarema, a competição vem reunindo a elite do surfe mundial, e, seguindo os resultados de 2022, quando recebeu uma média de 40 mil pessoas por dia nas areias da Praia de Itaúna. Para 2023 houve ocupação hoteleira com 100% das acomodações ocupadas durante os dias de mundial, em um período que é considerado de baixa temporada no município.

Recebendo os melhores surfistas do mundo, o “Maracanã do Surfe”, como Saquarema é conhecida internacionalmente, contou com uma extensa programação de atividades ao longo da competição, com destaque para a apresentação inédita do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecida como Esquadrilha da Fumaça. O espetáculo aconteceu no último dia 25 de junho.

Prioridade da Prefeitura de Saquarema e da WSL, o compromisso com a questão ambiental foi um dos principais pilares deste ano. Várias ações de sustentabilidade e educação ambiental foram realizadas durante a competição, contando com apoio de equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e da Fiscalização de Posturas.

SAQUAREMA: O MARACANÃ DO SURFE

A cidade da Região dos Lagos do Rio é conhecida como a “Capital Nacional do Surfe” e respira o esporte. Saquarema foi “descoberta” pelo mundo nos anos 70, quando surfistas da capital Fluminense desbravaram o interior atrás das melhores ondas. O local, à época, era uma vila de pescadores de difícil acesso. Como nã existiam registros em imagens naquele tempo, apenas os olhos guardavam as ondas de pico.

Saquarema recebeu o primeiro campeonato de surfe em 1975, com o Festival de Surfe de Saquarema. O 1º campeonato de nível mundial na cidade foi em 1997, válido pelo WQS(“segunda divisão” mundial da época), em Itaúna, e o grande campeão foi o cabofriense Victor Ribas, que fez história dois anos depois no Circuito Mundial com uma 3ª colocação no ranking final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *