Vasco completa 125 anos

O Vasco da Gama completou nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, 125 anos. Ele foi fundado como um clube de remo em 1898, por um grupo de 63 rapazes, imigrantes portugueses e luso-descendentes. Em novembro de 1915, o clube Luzitânia foi incorporado ao Vasco, dando origem ao departamento de futebol do time carioca.

Pela manhã, a tradicional Alvorada em São Januário e a noite uma cerimônia solene na Sede Náutica da Lagoa, que ficou marcada por homenagens, mas também por protestos contra a administração do Maracanã e a interdição de São Januário.

O presidente Jorge Salgado destacou o aniversário do Vasco contemplando um futuro promissor pela frente.

– Muito feliz, uma data extremamente representativa, 125 anos. Tenho muita sorte de estar nesse clube. Queria dizer para todos que teremos um Vasco daqui para frente cada vez mais forte. Hoje o futebol tem condições de ter investimento e uma gestão profissional, que nos dá uma perspectiva muito boa pela frente.

Homenagens

Na cerimônia, sócios com 50 anos de associação foram homenageados, assim como os atletas paralímpicos que ganharam medalhas no Mundial de natação no início do mês: Camille Rodrigues, Daniel Mendes, Douglas Matera e Lidia Cruz. O 1º vice-geral, Carlos Osório, destacou o fato do Vasco ter o certificado de clube formador do Comitê Olímpico Brasileiro, sendo referência na formação de atletas paralímpicos, valorizando o caráter de inclusão do clube.

Glórias, lutas, vitórias. Esta é a história de uma das maiores instituições do Brasil, que completou, no dia 21 de agosto, 125 anos.

Portal Willian D’Ângelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *