Amazonas Sporting Club fundado em 1913

O Amazonas Sporting Club foi fundado no dia 27 de outubro de 1913, por um grupo de jovens desportistas. Suas cores eram o preto e o branco, e sua primeira sede ficava localizada na rua Dr. Moreira, no centro da capital amazonense.

No ano de fundação do clube alvinegro, Manaus encerrava um surto da economia gomífera, em virtude da perda do mercado mundial para a borracha asiática, fazendo com que a cidade retornasse a um novo período de isolamento até o advento da Zona Franca de Manaus, em 1970.

A primeira notícia estampada na imprensa de um jogo do Amazonas Sporting Club foi no dia 7 de Dezembro de 1913, contra o Satellite, na Praça da Saudade. Melhor para o Satellite que venceu por 1 x 0, gol de Sandoval.

Em 9 de Janeiro de 1914 era eleita sua nova diretoria na qual Arthur Ramos era empossado presidente; Articlino Silva como vice; Temístocles Monteiro como secretário,; F.Gaspar na função de tesoureiro e Epitácio Cavalcante como capitão do time titular. Já em janeiro de 1915, em outra eleição, Segismundo Souza era eleito presidente e Catano Camardella como vice.

Durante as realizações dos campeonatos amazonense de 1914, 1915, 1916 e 1917, o Amazonas Sporting Club não participou, limitando-se a realizar jogos amistosos e participar de torneios festivos. Finalmente foi inserido pela primeira vez para debutar no Campeonato Amazonense da primeira divisão de 1918. O Nacional Futebol Clube conquistou o título de 1918, contando com atletas como Restolho Nery, Fidoca, Rodholfo Gonçalves, Pequenino, Cunha, Fernandes, Aureliano, Paulo Melo, Lino Dantas, Craveiro, Pará, Sebastião Bastos e Azevedo. Além de Amazonas e Nacional, participaram do certame as equipes do Rio Negro, Manáos, União Sportiva, Luso Futebol Clube, Monte Cristo, América, Paysandu e Brasil Sport.

No Campeonato Amazonense da primeira divisão de 1919, o Amazonas Sporting sofreu alguns reveses para o Manáos Sporting (6 a 0) e Nacional (3 a 2), mas também alguns bons resultados em cima do União Sportiva (3 a 0) e Monte Cristo (2 a 0). O Rio Negro não disputou a competição alegando um complô armado contra a sua equipe para favorecer o Leão da Vila Municipal. No Campeonato Amazonense de 1920, o Amazonas foi confirmado para participar pela terceira vez no estadual. Entre seus principais jogos perdeu do Nacional por 4 a 1 e do Manáos Sporting por 3 a 0, vencendo o Luso por 2 a 0 e o Euterpe por 5 a 1.

O Amazonas não participou do Campeonato Amazonense da primeira divisão de 1922, só voltando a disputar novamente o certame em 1923, sendo o último campeonato que os alvinegros participaram. Após a disputa do campeonato de 1923, o Amazonas Sporting ainda disputou amistosos e participou de alguns torneios, mas logo depois acabou extinto.

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *