Ex-deputada Flordelis sofre queda após passar mal em presídio na Zona Oeste do Rio
A ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza passou mal na penitenciária Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó, nessa quinta-feira. Ela foi levada nesta sexta para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada dentro do complexo. Segundo informações de seus advogados, Flordelis desmaiou e caiu no chão, batendo com o rosto, joelho e mãos no solo.
A ex-deputada caiu quando deixava a sua cela para receber atendimento médico, pois já havia se queixado de tonturas às policiais penais. Ainda de acordo com a defesa da ex-parlamentar, Flordelis tem problemas cardíacos e um mapeamento cerebral detectou problemas em sua capacidade de raciocínio e fala.
Em nota, a defesa de Flordelis informou que vai pedir ao juízo competente para obter o prontuário médico da ex-parlamentar. “Há meses a defesa busca acesso a esse Prontuário para que Flordelis receba tratamento médico, eis que possui problemas cardíacos graves. É inadmissível deixar que ela padeça quando o próprio corpo médico da SEAP admite não ter os recursos necessários e adequados para atendê-la”.
Os advogados acrescentaram ainda que “ a defesa tem sido impedida de acessar seus prontuários médicos e histórico, para que assim possa levar ao Judiciário e garantir urgentemente um tratamento médico necessário e digno”.
Já a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio informou, também por nota, que Flordelis “sofreu uma queda da própria altura a caminho de uma consulta de rotina no ambulatório, tendo sido encaminhada para a UPA, por precaução. A custodiada passa bem, mas segue sob observação”.
Durante o período de mais de dois anos na cadeia, Flordelis já passou por alguns episódios de desmaios, de acordo com seus advogados. Em dezembro de 2021, a Justiça autorizou que a ex-deputada recebesse atendimento de seu médico particular na penitenciária. Na época, sua defesa relatou que a ex-deputada vinha passando por episódios de “desmaios, lapsos de memória e dores de cabeça severas” na penitenciária Talavera Bruce.
Portal Willian D’Ângelo
Jornalismo com credibilidade
