Conheça a origem dos distintivos dos quatro maiores clubes cariocas
O Portal Willian D’Ângelo traz nesta reportagem a história de como surgiram e quais foram os primeiros emblemas dos principais times do Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo.
FLAMENGO
Inicialmente, o escudo do Flamengo enfatizava o esporte mais importante da época, o remo. O distintivo em duas cores, preta na parte inferior e vermelha na superior, e trazia os equipamentos náuticos e as letras na cor branca.
A partir de 1912, com a criação do Departamento de Desportos Terrestres, o Flamengo passou a utilizar seu tradicional escudo – que é conhecido até hoje. O distintivo tinha faixas rubro-negras alternadas, quatro de cada cor, e as letras CRF, iniciais do clube, entrelaçadas na parte superior esquerda.
Depois de alguma tempo, o distintivo para esportes terrestres passou a ser usado para representar o clube também nos esportes aquáticos. Em seu uniforme, o clube aplica letras entrelaçadas em vermelho sobre camisas brancas ou as letras em branco sobre as camisas rubro-negras.
O time oficial de futebol do Flamengo começou a jogar em 1912. O Flamengo venceu 37 campeonatos estaduais entre 1914 e 2022; doze campeonatos nacionais (oito Campeonatos Brasileiros e quatro Copas do Brasil); e três Libertadores da América, em 1981, 2019 e 2022. O maior ídolo e o jogador de futebol mais famoso do Flamengo é o Zico.
FLUMINENSE
O tricolor das Laranjeiras nasceu apenas bicolor, adotando as cores cinza e branco. Fundado em 1902, o clube foi organizado sob os olhos de Oscar Cox, que ao voltar da Suíça, teve importante papel na implantação do futebol no Rio de Janeiro. Naquela época, o distintivo do Fluminense era um escudo dividido nas cores cinza e branco, e com iniciais FFC ao centro, na cor grená.
Em 1904, devido à dificuldade em encontrar tecido cinza, foi decidida a mudança das cores oficiais, que se tornaram grená, verde e branco. O formato do escudo permaneceu o mesmo, sendo que a parte inferior tornou-se verde e a superior, grená. Além disso, as iniciais do time passaram a aparecer entrelaçadas. Desde então, esse é o distintivo do Fluminense.
O tricolor é o clube de futebol mais antigo do Rio, fundado em 1902. O Fluminense conquistou 32 campeonatos estaduais e cinco títulos nacionais (Campeonato Brasileiro em 1970, 1984, 2010 e 2012 e Copa do Brasil em 2007). A palavra ‘fluminense’ é um gentílico para as pessoas que nascem no estado do Rio de Janeiro.
VASCO
Na camisa, no escudo e no hino, o Vasco da Gama exalta uma cruz. Mas, apesar da tradição e das merecidas homenagens, é necessário destacar que a cruz retratada no distintivo tem outra história.
Criada no século XI, como símbolo da República Italiana de Amalfi, a cruz de Malta foi usada pelos cavaleiros malteses durante as Cruzadas. O desenho dessa cruz possui oito pontas, que representam lealdade, piedade, franqueza, valentia, glória, coragem diante da morte, altruísmo e respeito à Igreja.
A cruz representada nas tradições vascaínas, na verdade, é a cruz pátea, de criação francesa, mas utilizada largamente pelas naus portuguesas na época dos descobrimentos, com quatro pontas.
Imigrantes portugueses fundaram o Club de Regatas Vasco da Gama em 1898. Inicialmente, o clube competia no remo, mas em 1915 o Vasco implementou o departamento de futebol. A comunidade portuguesa no Rio de Janeiro ainda hoje é uma forte base de torcedores do Vasco. A Cruz de Malta representada no escudo do time é grande parte do clube. O Vasco venceu 24 campeonatos estaduais e 5 campeonatos nacionais (Campeonato Brasileiro em 1974, 1989, 1997 e 2000 e Copa do Brasil em 2011).
BOTAFOGO
Em 1894, foi fundado o Club de Regatas Botafogo, que se dedicava apenas ao remo. Já em 1904, garotos de 13 e 14 anos fundaram o Electro Club, mas eles resolveram mudar o nome do time para Botafogo Football Club, em homenagem ao bairro onde moravam.
Em 8 de dezembro de 1942, houve a fusão dos dois clubes, dando origem ao Botafogo de Futebol e Regatas. Como cores oficiais, mantiveram-se o preto e o branco, vindas do time de futebol, que tinha as camisas nessas cores em tributo ao Juventus de Turim. O escudo do Clube de Regatas, que era apenas uma estrela branca sobre um fundo preto, mesclou-se ao distintivo do Football Club, que tinha um escudo em formato suíço, desenhado por Basílio Viana Júnior.
O Botafogo é um dos times brasileiros do Rio de Janeiro. É frequentemente chamado de Estrela Solitária, por causa de seu escudo, e ‘o Glorioso’, por causa do sucesso de outrora.

 
			 
							 
							