Túnel do tempo: Cruzeiro Esporte Clube, 103 anos de muita história

Fundado em 2 de janeiro de 1921, o Cruzeiro Esporte Clube completou 103 anos nesta última terça-feira. O time mineiro surgiu com o nome Palestra Itália e foi rebatizado para seu nome atual em 1942 – em referência ao Cruzeiro do Sul – por imposição do governo federal à época que proibiu o uso no país de quaisquer símbolos de Alemanha, Itália e Japão, nações inimigas do Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial.

O Cruzeiro tem em sua história vários títulos importantes como a conquista da Copa Libertadores da América por duas vezes, assim como a Supercopa da Libertadores, também vencida em duas oportunidades. A Raposa foi a primeira equipe de Minas Gerais e brasileira a conquistar a tríplice coroa nacional, tendo vencido um campeonato estadual, uma Copa do Brasil e um Campeonato Brasileiro na temporada de 2003.

A história do Cruzeiro tem muitos outros títulos e muitos craques que defenderam suas cores, como Tostão, Piazza, Dirceu Lopes, Joãozinho, Ronaldo Fenômeno, Raul, Nelinho, Alex, Palhinha, Jairzinho, entre outros. São muitos títulos, desafios e episódios marcantes, de páginas heroicas que começaram a ser escritas em 1921.

Uma das belas histórias, aconteceu na Taça Brasil de 1966, diante do Santos de Pelé, time campeão das últimas cinco edições do torneio. O Cruzeiro abriu 5 a 0 no primeiro tempo e venceu o jogo no Mineirão por 6 a 2. Na volta, no Pacaembu, o Santos foi para o intervalo vencendo por 2 a 0, o que obrigava um jogo-extra, mas o Cruzeiro conseguiu uma grande reação e venceu por 3 a 2, quebrando a hegemonia santista.

O time titular do Cruzeiro era formado por Raul, Pedro Paulo, Willian, Procópio e Neco; Piazza, Dirceu Lopes, Tostão e Natal; Evaldo e Hilton Oliveira. Participaram da campanha outros jogadores como Tonho, Cláudio, Ilton Chaves, Zé Carlos, Wilson Almeida, Marco Antônio e Dalmar. O técnico foi Airton Moreira.

Parabéns Cruzeiro pelos seus 103 anos com muita história!

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

*Coluna Túnel do tempo escrita pelo jornalista Willian D’Ângelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *