Rainha da Dinamarca, Margrethe II passa o trono para filho, Frederick X
Após um anúncio-surpresa feito na véspera de Ano Novo, em 31 de dezembro do ano passado, a rainha da Dinamarca, Margrethe II, abdicou o trono, neste domingo (14/01). Aos 83 anos, a monarca com o reinado mais longo do país nórdico (foram 53 anos como regente) abriu caminho para seu filho mais velho, Frederick, assumir o posto.
A solenidade ocorreu no Palácio de Cristiansborg, na capital Copenhague, onde a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, proclamou o novo rei na varanda do parlamento. Uma multidão pode assistir e celebrar o marco histórico.
A esposa do novo monarca, Mary Elizabeth, o príncipe Christian, que se tornará o primeiro na linha de sucessão, e representantes do governo estiveram presentes no local.
A sucessão foi formalizada assim que Margrethe assinou a declaração da abdicação durante uma reunião do Conselho de Estado. A Dinamarca, nação de quase 6 milhões de habitantes e uma das monarquias mais antigas do mundo, não tem coroação.
No ano passado, a rainha havia dito que permaneceria no posto por toda a vida. No entanto, segundo ela, uma grande cirurgia nas costas realizada em fevereiro do ano passado a fez considerar seu futuro.
Portal Willian D’Ângelo
Jornalismo com credibilidade

 
			 
							 
							