Mundial do ciclismo paralímpico começa nesta quarta, no Rio de Janeiro
O Mundial de ciclismo paralímpico de pista, última competição classificatória para os Jogos de Paris, começa nesta quarta-feira (29), no Velódromo do Rio de Janeiro, sede da Rio 2016. O evento reunirá 287 atletas de 39 países, considerados os melhores do mundo em cada classe. As principais potências na modalidade são Grã-Bretanha, Holanda, Austrália e China.
A delegação brasileira conta com 25 atletas, entre eles está Lauro Charman, número 2 no ranking mundial na classe C5. Medalhista na Rio 2016 e campeão mundial em 2018, o ciclista paulista enfileirou pódios no ano passado: foi ouro na perseguição individual e bronze no contrarrelógio nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago (Chile), e faturou o tricampeonato da Copa Mundo de estrada, nos Estados Unidos.
Esta é a segunda vez que o Brasil recebe o Mundial – o país também sediou a edição do evento em 2018.
MUNDIAL DE FUTSAL DOWN
A Seleção Brasileira de Futsal Down embarcou na madrugada desta terça-feira (19) para Antalya, na Turquia, em busca do tricampeonato da categoria no Mundial de Futsal Down. A equipe brasileira faz sua estreia no dia 21, enfrentando o México às 5h30 da manhã (horário de Brasília). No mesmo dia, jogam contra Portugal, em partida que começa ao meio-dia (horário de Brasília).
A estreia do Brasil na Turquia acontecerá em uma data que chama a atenção para a necessidade de inclusão. O dia 21 de março é também o Dia Internacional da Síndrome de Down, cujo objetivo é conscientizar a população e quebrar o estigma social. A data está no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e entrou para o calendário brasileiro em 2022. O Brasil é o atual campeão mundial, com títulos de 2019 e 2022.
Portal Willian D’Ângelo
Jornalismo com credibilidade
