Coluna Iomar Japonês: Vini Jr, uma vitória contra o racismo!

No último dia 10 , enfim houve uma condenação dos agressores por atos racistas contra o jogador Vinícius Júnior. Foi dado o primeiro passo, a primeira vitória, mais NUNCA a última! Três torcedores do Valência foram condenados pela justiça espanhola a oito meses de prisão, além disso terão que arcar com as custas do processo e estão proibidos de frequentar qualquer estádio de futebol por dois anos. Essa foi a primeira condenação por atos racistas nos tribunais criminais espanhóis.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, que estava acompanhando a Seleção Brasileira nos Estados Unidos, comentou que “A decisão é um começo, um caminho, e mostra a importância da pressão da sociedade para que as autoridades realmente se envolvam nesta luta contra o racismo”.

A sentença condenatória se deu aos três jovens acusados de insultar, com gritos e gestos racistas voltados ao jogador brasileiro em partida da La Liga, realizada no dia 21 de maio de 2023 no estádio Mestalla entre Valencia e o Real Madrid. O jogo foi paralisado aos 24 minutos do segundo tempo, quando torcedores do time adversário insultavam Vini Jr. de “mono” (macaco, em espanhol).

O atleta brasileiro resumiu o seu sentimento com essa sentença; ‘Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas jogar futebol. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras”, disse o atleta.

Enquanto aqui na América do Sul, vindo da Argentina, virou até uma rotina vermos jogos envolvendo times deles com os brasileiros sendo explicitamente exposto aos atos racistas dos hermanos. Estão tão “acostumados” a mostrar bananas e pular com gestos de macacos, que tudo se parece natural e engraçado para eles. As leis precisam funcionarem de fato!

Como citei no inicio da coluna deste final de semana, foi dado o primeiro passo, a primeira vitória, mais NUNCA a última! Infelizmente sabemos que teremos muitas ‘à vista’ por aí, mais que vença o esporte!

Coluna Iomar Japonês

*Iomar Silva passa a assinar coluna aos finais de semana no portal esportivo Willian D’Ângelo. Brasileiro, amazonense, casado, pai de dois filhos e avô de seis netos, ele é formado em Gestão Financeira, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas, Coaching, Finanças Empresariais e Controladoria.

Reconhecido por alguns atributos como colecionador, compositor, pesquisador e historiador do samba e da rica história do carnaval. Na área esportiva, atua como comentarista de futebol desde maio de 2021 quando ingressou na equipe esportiva web rádio Já Panamazônica.

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *