JC e 3B novamente a um passo da elite do futebol feminino
Chegamos a fase decisiva da Série A2 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino , também identificada como a 2ª Divisão do certame nacional. Avançamos ao chamado “jogo do acesso” com o melhor que temos na região norte do país, as poderosas equipes do JC de Itacoatiara, e a do 3B Sport, que disputam nos dois próximos finais de semana a ascensão para a elite do Brasileirão Série A1.
Em um passado recente, tivemos nessa elite a briosa equipe do Iranduba, clube também conhecido como Hulk da Amazônia, onde se manteve até 2020. Para se ter uma ideia do valor da Série A1, em 2016, o Iranduba levou mais de 20 mil pessoas ao estádio em cinco jogos, com uma média de público de quatro mil pessoas por jogo.
E 2017 o Iranduba passou pelo Flamengo-RJ nas quartas de final na Arena da Amazônia com mais de 15 mil pessoas. Na fase seguinte, enfrentou o Santos-SP, e levou mais de 25 mil torcedores. O time amazonense terminou a competição em 4º lugar, o que lhe qualificou a disputar em 2018 a Copa Libertadores, chegando até as semifinais do torneio, quando foi eliminada de maneira invicta pelo Atlético Huila da Colômbia nos pênaltis.
Dessas maravilhosas lembranças, estamos muito próximos de repeti-las novamente a partir de 2025 com as duas equipes amazonenses chegando mais uma vez aos “jogos do acesso” nesta temporada. Para relembrar, o JC de Itacoatiara, foi eliminado nessa fase decisiva em 2022 pelo Ceará-CE. E em 2023 foi a vez do 3B Sport perder a vaga para o Botafogo-RJ.
São oito times em busca das 4 vagas deste acesso. O JC, 4º colocado em seu grupo, enfrenta o Bahia-BA (1º da outra chave), com o primeiro jogo em Itacoatiara neste domingo (30/06), e depois decide na volta do jogo lá na Bahia, no outro final de semana. Já O 3B Sport , 1º colocado do Grupo B, joga a primeira partida fora de casa e depois decide em Manaus, contra o Mixto-MT, que ficou em 4º lugar no Grupo A.
Por fim, atingimos o nosso primeiro objetivo que era chegar nessa “decisão”, ou seja, alcançar esses jogos do acesso. Agora é a “Pátria Baré” no coração da chuteira, acreditando que chegou a hora e a vez de fazer uma nova história representando o futebol amazonense. Vamos juntos com elas, chegou a nossa vez!!!
Coluna Iomar Japonês
*A coluna Iomar Japonês é publicada todos os domingos no Portal Willian D’Ângelo, jornalismo esportivo com credibilidade.

 
			 
							 
							