A super final da Copa América

A 48ª edição da Copa América de 2024 disputada nos Estados Unidos, é o mais importante torneio sul-americano de seleções. São 108 anos de tradição na qual fez-se grande desde a sua origem, firmando-se como ferramenta de progresso e integração. E neste momento chega ao seu final com as seleções que “sobraram” nos melhores sentidos do futebol genuinamente jogado.

Depois da desastrosa participação da seleção brasileira nessa edição, que por aqui, de nada mais adiantaria “dar mais destaque” ao imprestável, restou ap apreciador de um verdadeiro futebol escolher a quem torcer na grande final que acontece neste domingo (14/07) entre as seleções da Argentina x Colômbia.

Antes de tudo, vale evidenciar a grande semifinal que poderia ser de fato uma grande final. Uruguai e Colômbia, que jogo foi aquele “rapa”? Com campanhas idênticas e invictas (3v e 1e), elas protagonizaram um futebol que é típico do sul-americano, raça e “sangue nos olhos” para se vencer (algo que falta demais aos brasileiros).

Com o placar de 1 a 0 construído pela Colômbia no 1º tempo do jogo, e logo depois ainda teve um jogador expulso, ela teve méritos para suportar todo um segundo tempo com um jogador a menos e sair vencedor. O “favoritismo” das estrelas uruguaias não foi capaz de superar essa vantagem numérica em campo, e nem mesmo nas arquibancadas onde o estádio estava “amarelado” de colombianos.

Chegamos a uma digna final da competição com as mais equilibradas e competentes seleções , Argentina e Colômbia, invictas e soberanas até aqui prometem fazer um jogo histórico, onde até aqui já foram 47 edições, nas quais 8 das 10 seleções sul-americanas puderam chegar ao topo do continente.

Somente Equador e Venezuela ainda não conquistaram a Copa América. Argentina e Uruguai, com 15 títulos, e o Brasil com 9, são os top 3 dessas glórias. A finalista Colômbia tem 1 título, conquistado no longínquo ano de 2001, mas que nessa edição joga com o apoio incomum de sua torcida, e por outro lado, a Argentina tentando seu 16º título e assim se isolar na liderança da competição. É jogo para entrar para a história!!!

Coluna Iomar Japonês

*Todos os domingos no Portal Willian D’Ângelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *