Curiosidades Olímpicas brasileiras

A cada quatro anos “nos encontramos” esportivamente nas olímpiadas. É tão sublime, mágico e eletrizante poder vibrar e se emocionar a cada competição, especialmente quando temos brasileiros na disputa. Neste domingo vamos falar das curiosidades sobre as medalhas brasileiras.

A primeira medalha olímpica do Brasil foi conquistada no dia 2 de agosto de 1920, na Olímpiada da cidade belga da Antuérpia. O atleta do tiro esportivo Afrânio da Costa ficou com a prata da prova de pistola livre 50m. A primeira medalha de ouro do Brasil em Olímpiadas foi conquistada por Guilherme Paraense, também nos jogos de 1920, vencendo a prova de tiro esportivo na modalidade pistola rápida 25m.

O Brasil já conquistou, até o fim dos Jogos de Tóquio de 2020, 150 medalhas olímpicas ((37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze). A edição que o Brasil terminou com mais medalhas olímpicas de ouro foi no Rio de Janeiro, em 2016. Na Cidade Maravilhosa os atletas brasileiros subiram sete vezes ao lugar mais alto do pódio.

A edição que terminou com mais medalhas olímpicas do Brasil foi a de Tóquio, em 2020. A delegação brasileira bateu seu recorde com 21 medalhas conquistadas, superando as 19 da capital carioca. O atleta que mais conquistou medalhas para o Brasil foi o velejador Robert Scheidt, com duas de ouro e uma de bronze.

Com 24 medalhas, o judô e o voleibol (11 em quadra e 13 na praia) são os esportes que mais medalhas renderam ao país Canarinho, seguidos pela vela e pelo atletismo, ambos com 19 medalhas.

As primeiras mulheres a conquistar medalhas olímpicas para o Brasil a fizeram em 1996, em Atlanta. As duplas de vôlei de praia Sandra Pires e Jaqueline Silva e Adriana Samuel e Mônica Rodrigues levaram o ouro e prata respectivamente. Já as seleções de basquete e vôlei ficaram com a prata e o bronze, por suas respectivas vezes.

O estado do Amazonas contou com 6 atletas em Olímpiadas, destes foram dois medalhistas: Gilmar Popoca, prata no futebol em 1984 e Sandro Viana, bronze no atletismo em 2008. Agora em 2024 teremos mais um olímpico, trata-se de Pedro Nunes, natural de Parintins, que estará lutando por medalha no lançamento de dardo.

E é isso aí amigos leitores, como sempre na torcida pelos nossos guerreiros atletas brasileiros. E que venham mais medalhas, emoção e motivação para as novas gerações que se identificam com algum dos 32 esportes em competição. Viva nós, viva o povo brasileiro!!!

Coluna Iomar Japonês

Coluna publicada todos os domingos no Portal Willian D’Ângelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *