Túnel do tempo: Copa do Mundo de 1966, Inglaterra campeã
A Copa do Mundo de 1966 foi disputada na Inglaterra e tinha tudo para ser a melhor de todas. Todos os campeões mundiais se classificaram: Brasil, Itália, Argentina e Uruguai. E era a primeira Copa do Mundo no país que inventou o futebol.
Depois de muita relutância para participar da Copa do Mundo, a Inglaterra finalmente foi escolhida como país sede para o evento esportivo. O Mundial de 1966 marcou a primeira e única incursão do Mundial a Terra da Rainha até os dias de hoje, sendo lembrada pelo campeão inédito e por polêmicas fora das quatro linhas.
A Copa do Mundo de 1966 contou com um novo recorde de países inscritos. Ao todo, 70 seleções se inscreveram para participar do Mundial. A partir daí, ocorreu uma nova edição das Eliminatórias, com 16 nações africanas boicotando a FIFA e ficando de fora de mais uma edição do evento.
Nessa época, o Brasil tinha grandes jogadores, mas a politicagem atrapalhou bastante. Para contentar a todos, o técnico Vicente Feola convocou 47 jogadores para os treinos visando à Copa. A desorganização era tanta que foi convocado o zagueiro Ditão, do Corinthians, mas quem se apresentou foi o irmão dele, também Ditão, que jogava no Flamengo. Alguns dos convocados não permaneceram nem na memória dos torcedores mais fanáticos: Ubirajara (goleiro do Bangu), Fábio (goleiro do São Paulo), Murilo (lateral do Flamengo), Fefeu (ponta do São Paulo), Nado (atacante do Náutico), dentre outros.
Alemanha e Inglaterra fizeram um jogo equilibrado na final da Copa do Mundo de 1966, que terminou com dois gols para cada lado, levando a final a ser decidida numa prorrogação. Na etapa inicial do tempo extra, o centroavante inglês, Geoff Hurst, acertou uma bola no travessão do goleiro Tilkowski. A bola quicou no chão e saiu.
Depois de consultar o bandeirinha russo, o juiz suíço Gotffried Dieust confirmou o gol da Inglaterra, para desespero do time alemão. Até hoje a jogada gera polêmica.
O gol obrigou a Alemanha a partir para o ataque e a Inglaterra soube explorar o contra-ataque. No finalzinho da partida, novamente Geoff Hurst arrancou desde o meio do campo com a bola dominada e, da entrada da área, chutou para marcar o gol do título. Placar: Inglaterra 4, Alemanha 2, com três gols de Geoff Hurst. Com a vitória, a seleção inglesa conquistou a taça Jules Rimet
Para delírio da torcida presente no estádio de Wembley, o capitão do time inglês, Bobby Moore, recebeu a taça Jules Rimet das mãos da rainha Elizabeth II.
A Inglaterra foi campeã, mas o rei da Europa foi Eusébio. A ótima campanha de Portugal garantiu a Eusébio a artilharia do mundial, com 9 gols.
MASCOTE
O Leão Willie, símbolo da Inglaterra, foi o primeiro mascote da história das Copas, ganhou uma disputa com um buldogue. Seu criador foi Reg Hoye.
VOCÊ SABIA?
Na copa de 1970 a seleção brasileira conquistou a taça Jules Rimet pela terceira vez e, com isso, o direito de tê-la para sempre. No entanto, por uma ação do destino, a taça foi novamente trocada por uma réplica, só que a original acabou sendo roubada e derretida em 1983 em um caso tão absurdo que acabou inspirando o filme ‘O Roubo da Taça’.
Portal Willian D’Ângelo
Jornalismo com credibilidade
Willian D’Ângelo é jornalista, formado em 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV Amazônia/CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV Amazônia/CNT, comentarista do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas.
Acompanhe também pelo Instagram Portal Willian Dangelo e pelo X (antigo Twitter) Willian D’Ângelo Oficial

 
			 
							 
							