Há 100 anos, a estreia de um atleta negro do Brasil em Paris.
O ano de 2024 é especial para o esporte brasileiro. Além da comemoração pelos 110 anos de fundação do Comitê Olímpico Brasileiro, celebra-se o primeiro centenário da primeira participação de um negro brasileiro em Jogos Olímpicos.
O atletismo brasileiro entrou para a história olímpica do país graças a participação de Alfredo Gomes, primeiro atleta negro a representar a delegação brasileira em uma edição dos jogos, há cem anos. Com 12 atletas, o Brasil não fez uma grande Olimpíada em 1924, voltando sem medalhas de Paris. O feito de Gomes tornou-se a maior vitória do país naqueles Jogos. Além de competir, o corredor de 25 anos desfilou com a bandeira verde e amarela no Estádio Yvesdu-Manoir, em Colombes, nos arredores da capital francesa, tornando-se o segundo porta-bandeira da história – o país estreou nos Jogos em 1920, na Antuérpia, quando a honraria coube a Guilherme Paraense, do tiro esportivo.
O feito de Alfredo Gomes foi ainda mais impactante se considerar que a sua participação nos Jogos ocorreu apenas 36 anos após a abolição da escravatura. O atleta, que nasceu em Areias, no Vale do Paraíba – a cidade paulista era um centro importante da produção cafeeira e estava na rota do tráfico de escravizados durante o século 19 – ainda tinha parentes que foram escravizados.
Os avós dele eram (escravizados). Ele nasceu apenas 11 anos após a libertação dos escravizados. Na realidade, ele abriu caminho para que outros tantos também tivessem essa vontade de correr atrás de uma conquista esportiva, de reconhecimento.
A coluna Túnel do tempo traz hoje uma curiosidade sobre a carreira de atleta de Gomes, que começou em 1919. Ele treinava futebol, mas mudou para o atletismo aos 20 anos, após participar de uma corrida em que o prêmio foi, ironicamente, uma caixa de charuto. Satisfeito com o próprio desempenho, quis treinar mais. Logo se destacou nos circuitos regionais e ganhou o apelido de “rei do fôlego”.
Em 1921, aos 22 anos, Gomes já era um dos principais destaques do atletismo nacional, com uma sucessão de vitórias e pódios nas quatro de média e longa distâncias.
Alfredo Gomes foi o primeiro vencedor da prova mais tradicional do atletismo brasileiro: a São Silvestre. Ele participou até os 54 anos, quando se despediu numa ocasião marcante: a 30ª edição da corrida, quando também era comemorado o quarto centenário da cidade de São Paulo.
Coluna Túnel do tempo de 07/08/2024 (williancrdz@gmail.com)
Portal Willian D’Ângelo
Jornalismo com credibilidade
Willian D’Ângelo é carioca nascido no Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV Amazônia/CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV Amazônia/CNT, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas.
Acompanhe também pelo Instagram Portal Willian Dangelo e pelo X (antigo Twitter) Willian D’Ângelo Oficial.

 
			 
							 
							