Mickey, artilheiro paz e amor do Fluminense
Adalberto Kretzer, o Mickey, o “artilheiro paz e amor” foi o autor do gol do primeiro título brasileiro do Fluminense, em 1970. Ele nasceu no dia 19 de março de 1948 em Presidente Getúlio, no interior catarinense, e faleceu neste sábado (24) na cidade de Balneário Camboriú (SC), aos 76 anos, vítima de parada cardíaca.
Mickey disputou 98 jogos e marcou 27 gols com a camisa do Fluminense, entre 1969 e 1972. Além do Campeonato Brasileiro, em 1970, conquistou o Carioca e a Taça Guanabara de 1971 pelo time carioca.
O apelido Mickey, é claro, era devido sua semelhança com o personagem da Disney, porque ele usava cabelo curto e tinha tanto orelhas como nariz avantajados. Ele ganhou o apelido de ‘Artilheiro Paz e Amor’, porque comemorava seus gols com o ‘V’ da vitória.
No Brasileiro de 1971, Mickey acabou se destacando no quadrangular final, quando substituiu o titular Flávio, que se machucou. O ‘novo titular’ marcou gol nos três jogos, nas vitórias por 1 a 0 em cima de Palmeiras e Cruzeiro e depois no empate por 1 a 1 contra o Atlético Mineiro.
 Mickey iniciou sua carreira no Cruzeiro FC e seu primeiro clube profissional foi o Palmeiras de Blumenau. Depois, passou pelo Caxias de Joinville, Fluminense, Atlético Jr e Deportivo Cali da Colômbia, São Paulo, Bahia, Olaria, Ceará e Avaí, de Santa Catarina.

 
			 
							 
							