Alma da Cerveja: Alemanha tem mais de 5 mil marcas de cervejas

Todos sabem que a Alemanha, além de ser um dos maiores consumidores, se destaca como um dos países que mais produz cerveja no mundo, fabricando cerca de 9,5 bilhões de litros da bebida. Hoje o jornalista Willian D’Ângelo traz na coluna Alma da Cerveja algumas curiosidades sobre a bebida que é componente vital da cultura alemã.

A cerveja não foi inventada pelos alemães.  Historicamente, a bebida já era conhecida pelos antigos sumérios, egípcios, mesopotâmicos e iberos, remontando, pelo menos, a 6000 a.C. O consumo de cerveja per capita da Alemanha é o quarto maior do mundo, ficando atrás apenas da República Tcheca 140 litros/pessoa/ano, Áustria 107 litros e Romênia 100. Em média, cada alemão consome 99 litros de cerveja por ano! O Brasil encontra-se em 31º lugar com 58 litros por ano. 

Atualmente, cerca de 1.300 cervejarias produzem mais de 5.000 marcas de cerveja na Alemanha. Mais da metade das cervejarias estão concentradas no estado da Baviera, no sul do país.

Geralmente, o teor alcoólico das cervejas alemãs fica entre 4,7% e 5,4% para a maioria das cervejas tradicionais. Por outro lado, o teor alcoólico da Bockbier ou Doppelbock pode subir até 16%, que é mais forte do que muitos vinhos.

OKTOBERFEST

Oktoberfest, realizada em Munique todos os anos do final de setembro até o primeiro fim de semana de outubro, é o maior festival de cerveja do mundo. Durante o festival, porém, apenas cervejas fabricadas dentro dos limites da cidade de Munique (Cerveja Oktoberfest) podem ser servidas. Aliás, cerca de 7-8 milhões de litros são consumidos a cada ano durante o festival, que dura 16 dias.

LEI DE PUREZA DA CERVEJA NA ALEMANHA

A Lei Alemã de Pureza da Cerveja ou Reinheitsgebot é a lei de segurança alimentar mais antiga do mundo que ainda é válida. Até hoje, ela regula os ingredientes e foi introduzida na Baviera em 1516. A Lei de Pureza da Cerveja estipula que apenas cevada, lúpulo e água podem ser usados para a fabricação de cerveja – a levedura ainda não havia sido descoberta. Mais tarde, tornou-se o quarto ingrediente legal.

Hoje em dia, a lei faz parte do código tributário alemão e estabelece que, em cervejas de baixa fermentação (lagers), apenas malte de cevada, lúpulo, fermento e água podem ser usados. Lagers fabricadas na Alemanha não podem conter especiarias, milho, arroz, açúcar, grãos não maltados, aditivos químicos e estabilizantes.

QUAL A CERVEJA MAIS PREFERIDA NA ALEMANHA?

O tipo de cerveja mais apreciado na Alemanha é, sem dúvida, a Pils (conhecida como Pilsener no Brasil). A cerveja de cor dourada clara, com o sabor acre de lúpulo, tem muitos adeptos especialmente no Norte, Oeste e Leste da Alemanha.

A coluna Alma da cerveja traz hoje a lista com as melhores cervejas da Alemanha, como a Paulaner, Oettinger Pils, Bitburger, Beck´s, Kostritzer Schwarzbier, Rauchbier, WeihenstephanerVitus, Warsteiner Fresh, Schneider Aventinus Weizen – Eisbock e a Hofbrau Original. N a próxima edição vamos falar sobre cada uma dessas cervejas.

*Coluna Alma da Cerveja é publicada todas as sextas no Portal Willian D’Ângelo

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Willian D’Ângelo é carioca, nascido no Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV Amazônia/CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV Amazônia/CNT no Programa Papo de Arquinbacada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas.

* O Portal Willian D’Ângelo produz reportagens de alta qualidade, que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade. Siga também o nosso instagram @portal_williandangelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *