Alma da Cerveja: curiosidades sobre a lendária bebida

Hoje o jornalista Willian D’Ângelo traz na coluna Alma da Cerveja algumas curiosidades sobre a origem da bebida. Quase todo mundo conhece seu sabor, mas nem todos sabem as curiosidades por trás da origem, do processo de produção e da popularidade da bebida fermentada.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cervejas. Segundo o Anuário da Cerveja de 2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a bebida foi o produto mais registrado na pasta, com mais de 9 mil registros. Por outro lado, o país que mais a consome é a República Checa, segundo a empresa Kirin. No ano de 2018, foram 156,9 litros per capita da população acima de 18 anos, enquanto o brasileiro teve um consumo médio de 55,7 litros, ficando em 29º lugar.

A cerveja é uma das bebidas mais antigas na história da humanidade. Os primeiros registros de fabricação foram feitos há mais de 8 mil anos, por civilizações egípcias e da região que hoje corresponde ao Oriente Médio. A cerveja mais forte do mundo é a Koelschip Mystery of Beer, fabricada pela cervejaria holandesa Brouwerij Koelschip, com um teor alcoólico de 70%.

Que tal se hospedar em um hotel com quartos temáticos dedicados à bebida fermentada? O Landhotel Beverland, no município alemão de Ostbevern, convida turistas a passarem uma noite em um barril, com decoração totalmente inspirada no universo cervejeiro. Outra opção de experiência é o DogHouse Hotel and Brewery, da cervejaria BrewDog, localizado no estado norte-americano de Ohio, com torneiras de cerveja e uma geladeira no quarto.

QUAL FOI A ORIGEM DA CERVEJA?

Os primeiros registros escritos que mencionam a cerveja foram encontrados em Sumer (Suméria), civilização situada no sudeste da antiga Mesopotâmia (agora Iraque e kuwait), na extremidade de fluxo descendente dos rios Tigre e Eufrates. A Suméria é o sítio da primeira linguagem escrita conhecida.

CERVEJA NA EUROPA

Pouco se sabe sobre o surgimento da cerveja na Europa. Os registros históricos do norte da Europa antes da Idade Média estão incompletos, e
acredita-se que a vila neolítica de Skara Brae, nas Ilhas Orkney, na Escócia, representa a prova do início da fabricação da cerveja na Europa, há cerca de 3500-4000 anos atrás. As descobertas da possível criação de cerveja a 5000 quilômetros distantes da Suméria sugerem que os europeus podem ter inventado a cerveja de forma independente. O antigo épico inglês Beowulf, escrito por volta do ano 1000, está ambientado em uma cultura heroica dinamarquesa cujos guerreiros selam sua lealdade ao rei durante um banquete, bebendo cerveja e hidromel (uma bebida alcoólica feita de mel).

VOCÊ SABIA?

Na Alemanha, há uma lei que define o que é e o que não é cerveja de acordo com os ingredientes, diz a Britannica. São eles: malte de cevada, lúpulo, levedura e, é claro, água. Em 2016, a famosa Lei da Pureza de 1516 (Reinheitsgebot, em alemão) completou 500 anos, e esse decreto definiu a cerveja como a bebida que conhecemos hoje.

Era primavera de 1516 e o duque da Baviera, na cidade de Ingolstadt, emitiu um decreto “proibindo os cervejeiros de usarem qualquer coisa que não fosse lúpulo, cevada e água em suas cervejas”, informa um artigo da National Geographic

Antes, durante milênios, os fabricantes de cerveja usavam uma variedade de ingredientes e ervas para dar um novo sabor à cerveja. De resina de pinheiro a mel e frutas para adicionar doçura e mascarar o amargor da bebida, continua o artigo. 

*Coluna Alma da Cerveja é publicada todas as sextas no Portal Willian D’Ângelo

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Willian D’Ângelo é carioca, nascido no Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV Amazônia/CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV Amazônia/CNT no Programa Papo de Arquinbacada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas.

* O Portal Willian D’Ângelo produz reportagens de alta qualidade, que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade. Siga também o nosso instagram @portal_williandangelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *