Por falta de dinheiro e medo da violência, brasileiros não vão a atividades culturais, diz pesquisa
Segundo conclusões da pesquisa “Hábitos culturais”, realizada pelo Observatório Fundação Itaú e pelo Datafolha recentemente, o que mais afasta a população de eventos culturais presenciais são o medo da violência e a falta de dinheiro. A pesquisa ouviu 2.494 pessoas em todas regiões do país em agosto e constatou que, nos 12 meses anteriores, 97% dos brasileiros realizaram alguma atividade cultural on-line (89%) ou presencial (85%). A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Segundo a pesquisa, 61% dos brasileiros fizeram ao menos uma atividade cultural por semana. Os mais pobres são os mais assíduos: 31% das classes D e E contra 28% das classes A e B. O índice também é maior entre os menos escolarizados (32% contra 28% dos que vivem em regiões metropolitanas).
A pesquisa aponta que 71% dos brasileiros realizaram ao menos alguma atividade cultural on-line por semana nos 12 meses anteriores. As classes A e B, os diplomados no ensino superior e os habitantes das regiões metropolitanas são mais propensos e atividades virtuais que as classes D e E (79% contra 60%), aqueles que estudaram até o ensino fundamental (83% contra 63%) e os moradores do interior (77% contra 66%). O consumo de cultura on-line também é preferido pelos mais jovens: 78% dos que fizeram ao menos uma atividade virtual por semana têm entre 16 e 24 anos; e 62%, entre 45 e 65 anos.
STREAMING EM ALTA
Seguindo a pesquisa, as atividades culturais preferidas dos brasileiros são virtuais: ouvir música on-line (83%) e assistir filmes (73%) e séries (69%) em plataformas de streaming. Em seguida, aparecem as atividades ao ar livre (66%), ver novela (56%), ler livros (52%) e ir a shows (44%), a festas folclóricas, populares e típicas (42%) e ao cinema (38%).
Das 23 atividades verificadas pela pesquisa, 16 delas apresentaram tendência de crescimento em relação ao período anterior. O hábito de assistir novelas foi o que mais fortaleceu (de 36% para 56%), seguido pela frequência e espetáculos de dança (de 18% para 30%) e pela participação em atividades infantis (24% para 35%). Também subiram os índices de leitura (de 42% para 52%), de idas a shows (de 35% para 44%) e as festas folclóricas, populares e típicas (de 33% para 42%), entre outros programas. Por outro lado, a pesquisa apontou a diminuição de hábitos como ler e-books (de 42% para 36%) e ir a saraus de poesia (de 12% a 8%).
A pesquisa “Hábitos culturais” também verificou a preferência por atividades culturais gratuitas. Entre os entrevistados, 39% dizem não gastar com cultura (eram 33% em 2023) e 46% afirmam desembolsar mais de R$50 mensalmente. Os que esbanjam mais de R$400 por mês são apenas 4% do total.
Portal Willian D’Ângelo
Jornalismo com credibilidade
Willian D’Ângelo é carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV Amazônia/CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV Amazônia/CNT no Programa Papo de Arquibancada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas, Assessoria de imprensa da Liga Brasil de Futsal (LBF) e comentarista esportivo da HFD.
O Portal Willian D’Ângelo produz reportagens que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade. Siga também o nosso instagram @portal_williandangelo e X (antigo Twitter).

 
			 
							 
							