Rio de Janeiro, vocação para capital global

A realização da Cúpula de Líderes do G2 no mês de novembro, reafirmou a vocação do Rio como capital global. Foram realizados 300 eventos oficiais ao longo da presidência brasileira no G20, dos quais 42 em terras cariocas. Isso coloca o Rio no topo da lista das cidades com maior número de eventos oficiais na história do grupo das maiores economias do planeta. A passagem dos chefes e ministros de Estado também levou impactos significativos, movimentando a rede hoteleira e injetando recursos na economia local.

A prefeitura estima que os eventos oficiais e paralelos do G20 tenham injetado R$595,3 milhões na capital fluminense, sendo R$327,4 milhões só em novembro. Durante todo o ano, cerca de 200 mil pessoas participaram dos eventos na cidade.

Durante o feriado e a cúpula do G20, a ocupação hoteleira na cidade alcançou média de 80%. Os hotéis que receberam as comitivas estrangeiras registraram ocupação acima de 95%. O G20 destacou o que o Rio tem de melhor, com sua infraestrutura robusta, capacidade organizacional, localização privilegiada, conectividade e ampla oferta de espaços e serviços.

O Brasil teve o quarto maior crescimento econômico no terceiro trimestre de 2024 entre os países do G20 que já divulgaram o resultado do período. O G20 reúne as 19 maiores economias do mundo mais as uniões Europeia e Africana. De acordo com o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado na terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expansão ante o segundo trimestre foi de 0,9%. 

G20 SOCIAL

Uma das inovações da presidência brasileira no G20 foi o G20 Social, que buscou dar voz à participação popular nos debates do fórum de cooperação internacional. Em paralelo, o Brasil otimizou a participação dos já existentes grupos de engajamento, além de ter criado dois novos grupos.

SECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS DO MINISTÉRIO DA FAZENDA

A secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, comemora os avanços alcançados durante a presidência brasileira no G20, como inclusão da taxação dos super-ricos na Declaração de Líderes, ainda de que forma abrangente, e a reforma de arquitetura financeira climática multilateral. Economista e diplomata de carreira, ela coordenou a trilha de finanças do grupo das maiores economias do mundo ao longo deste ano. E afirma que um dos próximos passos a serem dados pelo Brasil será avançar na discussão sobre o comércio em moedas locais entre os membros do Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e que corresponde por 25% do comércio global. O Brasil assume a presidência do Brics em 2025.

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Willian D’Ângelo é carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV Amazônia/CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV Amazônia/CNT no Programa Papo de Arquibancada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas, Assessoria de imprensa da Liga Brasil de Futsal (LBF) e comentarista esportivo da HFD.

Portal Willian D’Ângelo produz reportagens que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade. Siga também o nosso instagram @portal_williandangelo e X (antigo Twitter).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *