Brasileirão começa neste fim de semana e sete canais vão transmitir a competição
Neste fim de semana a bola começa a rolar para a Série A do Campeonato Brasileiro 2025 e consequentemente o torcedor inicia uma saga para descobrir onde assistir ao jogo do time de coração. Neste ano, em uma divisão de direitos de transmissão em um novo modelo, sete plataformas vão exibir as partidas. São elas: TV Globo, SporTV, Premiere, Record, Play Plus, Cazé TV e Amazon Prime Vídeo.
Isso aconteceu devido à divisão em grupos dos times brasileiros. Atlético-MG, Bahia, Bragantino, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vitória fazem parte da Liga do Futebol Brasileiro. Já Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco formam a Liga de Futebol União. Cada grupo negociou os direitos de transmissão separadamente.
A nova temporada começa neste sábado (29/3) e vai até 21 de dezembro, praticamente na véspera do Natal, convidando você a “maratonar” por 38 rodadas em 380 jogos disputados pelos 20 principais clubes do país. Atual campeão, o Botafogo defende o título. Os candidatos a tirá-lo de cena são os mesmos de sempre: Flamengo e Palmeiras. Não duvide da capacidade do Atlético-MG e do Internacional. O terceiro escalão se apresenta com Cruzeiro, São Paulo e Corinthians.
O Portal Willian D’Ângelo vai acompanhar cada rodada do Brasileirão de 2025, competição que tem previsão de término em dezembro e vai contar com uma parada de um mês durante o período do Mundial de Clubes da Fifa, em junho.
A paralisação do Brasileirão no meio do ano para o novo torneio da entidade máxima do futebol pode transformar a competição em uma corrida maluca. Enquanto Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras estiverem nos Estados Unidos na disputa do evento, os outros 16 ficarão descansando, treinando ou em turnê pelo país e fora dele em amistosos de intertemporada.
Na prática, os times do Mundial podem retornar mutilados e exaustos, e quem ficou à espera retornar cheio de gás para a retomada insana da maratona no mês de agosto. Portanto, não está descartada a possibilidade de um desfecho surpreendente em dezembro. Vale ficar de olho, por exemplo, no emergente Bahia. Por falar no tricolor, o Nordeste contará pela primeira vez com cinco times na elite. Além do tricolor, o combo oferece Vitória, Fortaleza, Ceará e Sport.
Entre idas e vindas, o Brasileirão abre contagem regressiva para a despedia de outro talento formado pelo Palmeiras. Depois do adeus a Endrick, é hora de dizer tchau a Estêvão. Ele será apresentado pelo Chelsea depois do Mundial de Clubes da Fifa.
Um dos jogos mais aguardados será entre Cruzeiro e Flamengo. Gabriel Barbosa mudou de lado e veste azul depois de seis anos usando a farda rubro-negra. O reencontro com o Maracanã é muito esperado.
O Brasileirão está mais democrático, porém o acesso continua restrito. O Mirassol é o único estreante. O debutante mais recente foi o Cuiabá. O time de Mato Grosso caiu para a segunda divisão. Portanto, volta e meia aparece um marinheiro de primeira viagem no mar bravio da elite.
NOVIDADES DO BRASILEIRÃO
O regulamento do principal torneio do país recebeu atualizações. A mais impactante promete coibir a cera. Caso um goleiro retarde a reposição da bola por mais de oito segundos, os árbitros concederão escanteio ao time adversário. A contagem não é aplicada a tiros de meta. Anteriormente, estava prevista a marcação de um tiro livre indireto, caso os arqueiros atrasassem a saída em até seis segundos. A nova regra também valerá para o Mundial de Clubes de 2025.
Outro upgrade nas diretrizes diz respeito à bola ao chão para lances de fora da área. A posse será dada à equipe que detinha ou ficaria com a pelota. Se houver dúvida, o árbitro agraciará o time que tocou por último.
A partir desta temporada, haverá o sistema de bolas múltiplas, como o adotado no Paulistão, com 15 posicionadas ao redor do gramado, posicionadas sobre cones. A ideia é coibir o atraso dos gandulas ou sumiço das pelotas.
A contestada arbitragem tem uma nova estrutura de trabalho. Há uma comissão formada por sete pessoas: Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luis Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida, Emerson Filipino Coelho e Rodrigo Martins Cintra, o coordenador da pasta. Os donos de apitos serão escalados conforme ranking de desempenho. O comitê terá auxílio do argentino Néstor Pitana, do italiano Nicola Rizolli e do mineiro Sandro Meira Ricci. O trio contribuirá com avaliações semanais dos árbitros brasileiros.
O protocolo antirracista da Fifa estará no Brasileirão. Os jogadores precisam fazer um gesto com as duas mãos, para comunicar ao árbitro sobre insultos.

Veja a divisão de jogos e transmissões da 1ª rodada do Brasileirão:
Sábado, 29 de março
18h30 – Cruzeiro x Mirassol – Prime Vídeo
18h30 – Grêmio x Atlético-MG – Premiere
18h30 – Fortaleza x Fluminense – Premiere
18h30 – Fortaleza x Fluminense – Premiere
18h30 – Juventude x Vitória – Premiere
18h30 – São Paulo x Sport – Premiere
21h00 – Flamengo x Internacional – Sportv e Premiere
Domingo, 30 de março
16h00 – Palmeiras x Botafogo – Globo e Premiere
18h30 – Vasco x Santos – Record, CazéTV e Premiere
20h00 – Bahia x Corinthians – Premiere
Segunda, 31 de março
20h00 – Rede Bull Bragantino x Ceará – Premiere

Portal Willian D’Ângelo
Jornalismo com credibilidade
Willian D’Ângelo é carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV Amazônia/CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV Amazônia/CNT no Programa Papo de Arquibancada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais da Área da Saúde do Estado do Amazonas (Sintpasam), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa do goleiro João Moreira (New Hall Premier FC / EUA), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas, Assessoria de imprensa da Liga Brasil de Futsal (LBF), comentarista esportivo da HFD, Rádio Onda Digital 92,3 FM.
O Portal Willian D’Ângelo produz reportagens que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade. Siga também o nosso Instagram @portal_williandangelo e X (antigo Twitter).
WhatsApp: (92) 99414-8471
E-mail: @williancrdz@gmail.com
