Carnaval Carioca: Portela completa 102 anos de história nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 11 de abril, a GRES Portela completa 102 anos — a primeira escola de samba a somar um século de existência.  A Portela tem 22 campeonatos no carnaval carioca — sete deles consecutivos.

A Portela foi fundada em abril de 1923, como um bloco carnavalesco chamado “Conjunto Oswaldo Cruz”, bairro sede da Escola. Contudo, o documento que oficializou esta fundação só foi assinado três anos mais tarde, em 1926. A quadra da Portela, em Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio, está em festa.

No mesmo ano de 1926 aconteceu a criação do bloco “Baianinhas de Oswaldo Cruz”, que contava com o embrião da primeira diretoria portelense: Paulo da PortelaAlcides Dias Lopes (Malandro Histórico), Heitor dos PrazeresAntônio CaetanoAntônio RufinoManuel Bam Bam BamNatalino José do Nascimento – o famoso Natal.

Essa junção, organização, de blocos resultou na escola de samba, que, em meados dos anos 1930, passou a se chamar Portela e se tornou uma das maiores forças do carnaval carioca”, frisa o historiador Maurício Santos.

O primeiro título veio em 1935, com o enredo “O samba dominando o mundo”. Neste ano, a Portela, ainda chamada de “Vai Como Pode”, sob o comando de Armando Passos, encantou o povo com inovações históricas.

Em 1935, a Portela foi a primeira escola a introduzir uma alegoria no carnaval carioca”, pontua Maurício Santos.

As inovações e os títulos seguiram acontecendo. No final da década de 1930, em 1939, a segunda conquista. Nos anos 1940, foram sete carnavais seguidos, de 1941 até 1947.

Nas duas décadas seguintes, (1950 e 1960) mais e mais títulos. Todavia, todo desfile tem seus percalços. Nos anos 1970, 1980, 1990 e 2000, a Portela amargurou anos sem carnavais vitoriosos. Em todo esse tempo, foram apenas três troféus – 70, 80, 84 (primeiro do Sambódromo).

É comum as pessoas falarem que a Portela não era campeã desde 1970, apesar dos títulos de 1980 e 1984. Isso porque em 1980, o triunfo foi dividido com a Beija-Flor e em 1984, com a Mangueira, que acabou sendo considerada a super campeã daquele ano”. explica o historiador Maurício Santos.

Apesar desses muitos anos de poucos títulos, a Portela nunca perdeu sua grandeza. Manteve-se entre as maiores, sendo ainda a mais vencedora.

Após boas exibições nos anos 2010, o vigésimo segundo título da Águia parecia mais maduro a cada ano. E ele veio em 2017, com o enredo “Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar”. Mais que merecido. Que venham novos carnavais.

Consagrada no samba, no carnaval, no Rio de Janeiro e no mundo, a plena história da Portela não cabe em uma só página. Para nossa sorte, esse caudaloso rio de memórias continua vivo, seguindo em frente, nos banhando de boas coisas.

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Willian D’Ângelo é carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV Amazônia/CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV Amazônia/CNT no Programa Papo de Arquibancada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais da Área da Saúde do Estado do Amazonas (Sintpasam), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa do goleiro João Moreira (New Hall Premier FC / EUA), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas, Assessoria de imprensa da Liga Brasil de Futsal (LBF), comentarista esportivo da HFD, Rádio Onda Digital 92,3 FM.

Portal Willian D’Ângelo produz reportagens que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade. Siga também o nosso Instagram @portal_williandangelo e X (antigo Twitter).

WhatsApp: (92) 99414-8471

E-mail: @williancrdz@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *