Aos 88 anos, morre Papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano

O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, às 2h35 da manhã, pelo horário de Brasília. Jorge Mario Bergoglio comandou a Igreja Católica por 12 anos.

Francisco foi o primeiro pontífice latino-americano, deixando um legado marcado pelo diálogo. O líder religioso acolheu minorias e priorizou os mais pobres.

PROBLEMAS DE SAÚDE DO PAPA FRANCISCO

No dia 14 de fevereiro, Francisco foi internado com um quadro de infecção respiratória grave. Foram quase 40 dias de hospitalização. O pontífice enfrentou momentos críticos e sua saúde gerou muita preocupação. Ele recebeu alta no dia 23 de março.

Os médicos do Vaticano já alertavam que a recuperação seria de pelo menos dois meses e que o retorno ao trabalho seria gradual. Mesmo curado da pneumonia, a situação demandava acompanhamento.

O papa vinha se recuperando. O Vaticano chegou a dizer, na semana passada, que Francisco reduziu o uso de oxigênio suplementar e que fazia fisioterapia respiratória e de fala.

No domingo (20), visivelmente debilitado, o Pontífice chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.

AS SEMANAS DE INTERNAÇÃO

  • Papa Francisco foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro com bronquite.
  • O quadro evoluiu para uma infecção polimicrobiana.
  • O pontífice recebeu um diagnóstico de pneumonia nos dois pulmões, o que pode inflamar e cicatrizar os órgãos, dificultando a respiração.
  • Francisco sofreu uma crise respiratória prolongada semelhante à asma e precisou de transfusões de sangue. O papa estava com uma baixa contagem de plaquetas, associada à anemia.
  • O papa ficou hospitalizado por quase 40 dias no Hospital Gemelli e recebeu alta no dia 23 de março.

O QUE É INFECÇÃO POLIMICROBIANA

A infecção polimicrobiana que acometeu o Papa Francisco, é caracterizada pela presença de vários tipos de microrganismos agindo simultaneamente no organismo. Normalmente, ocorrendo como consequência de outras infecções, a infecção polimicrobiana é uma doença oportunista que depende do sistema imune debilitado do paciente para se estabelecer.  

A infecção polimicrobiana pode envolver vários microrganismos, incluindo bactérias, vírus, fungos e, em casos raros, parasitas. As cepas mais comuns envolvidas em infecções respiratórias são as de Streptococcus pneumoniaeHaemophilus influenzae e o vírus da gripe (influenza).

Esses microrganismos podem atuar em conjunto para comprometer gravemente o sistema respiratório, especialmente em indivíduos mais vulneráveis, como idosos.

A transmissão de infecções polimicrobianas ocorre principalmente por gotículas respiratórias expelidas ao tossir, espirrar ou falar. O contato com superfícies contaminadas também pode ser uma fonte de infecção. Em locais fechados e aglomerações, o risco de transmissão é significativamente maior.

No caso do Papa Francisco, a infecção polimicrobiana esteve associada a um quadro de bronquite. Infecções virais, como a gripe, podem enfraquecer o sistema respiratório e predispor a infecções bacterianas secundárias, resultando em uma infecção polimicrobiana mais complexa.

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Willian D’Ângelo é carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV CNT no Programa Papo de Arquibancada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais da Área da Saúde do Estado do Amazonas (Sintpasam), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa do goleiro João Moreira (New Hall Premier FC / EUA), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas, Assessoria de imprensa da Liga Brasil de Futsal (LBF), comentarista esportivo da HFD, Rádio Onda Digital 92,3 FM.

Portal Willian D’Ângelo produz reportagens que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade. Siga também o nosso Instagram @portal_williandangelo e X (antigo Twitter).

WhatsApp: (92) 99414-8471

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *