Túnel do tempo: Marinho Chagas, o melhor lateral da Copa do Mundo de 1974

Francisco das Chagas Marinho, o Marinho Chagas, foi um jogador com muita habilidade que começou sua carreira na equipe do Riachuelo, do Rio Grande Norte, em 1969. No ano seguinte, ele teve seu passe comprado pelo ABC-RN e em 1971 já estava jogando no Náutico-PE.

A partir de 1972 a carreira do lateral-esquerdo decolou de verdade. Com a camisa do Botafogo-RJ, Marinho Chagas se transformou em um dos melhores jogadores da posição na época e acabou tendo a chance de disputar a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Em 1978 foi preterido pelo treinador Cláudio Coutinho e não foi para a Argentina. O treinador preferiu improvisar o quarto zagueiro Edinho, do Fluminense, e levar na reserva o rubro-negro Rodrigues Neto, do Flamengo, que acabou ganhando a posição.

Marinho ficou no Botafogo até 1977 e se transferiu para o Fluminense em 1978. Apesar de ter sido um grande destaque no futebol carioca, ele jamais conquistou um título importante por equipes do Rio de Janeiro.

Depois de atuar dois anos no futebol norte-americano (Cosmos, em 79, e Strikers, em 80), Marinho Chagas retornou ao futebol brasileiro para jogar no São Paulo Futebol Clube. Ele foi o lateral-esquerdo na conquista do título paulista de 1981, sobre a Ponte Preta.


Foram 85 jogos com a camisa do Tricolor do Morumbi (46 vitórias, 16 empates e 23 derrotas), quatro gols marcados e o título paulista de 1981 (fonte: Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa).

Em 1985, Marinho retornou ao futebol carioca para atuar no Bangu, mas não teve sucesso. Antes de encerrar a carreira no Harlekin, da Alemanha, em 1987, o lateral ainda atuou pelo Fortaleza, em 86, e América (RN), também em 86.

Pela seleção brasileira, Marinho Chagas atuou em 36 partidas (24 vitórias, 9 empates, 3 derrotas) e marcou quatro gols.

No dia 28 de junho de 2018, o ABC de Natal inaugurou no Frasqueirão uma estátua em homenagem ao eterno Marinho Chagas. Ele  morreu em 1º de junho de 2014, aos 62 anos, em João Pessoa, após sofrer uma hemorragia digestiva alta.

INFÂNCIA, HISTÓRICO E INSPIRAÇÕES

Marinho nasceu no dia 8 de fevereiro de 1952, na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Vindo de uma família com outros nove irmãos, Marinho viveu uma infância pobre às margens do Rio Potengi, correndo atrás de uma bola.

O pequeno garoto que tinha o futebol como o seu principal lazer, aprendeu a gostar do esporte com o tempo, já que no inicio não gostava muito. Além de passar a tomar gosto pelo futebol, Marinho também passou a mostrar muita habilidade atuando na lama da maré deixada pelo rio.

Ao mostrar toda essa habilidade, Marinho chamou atenção de um Tenente da Marinha, que viu o pequeno garoto jogando uma pelada às margens do rio. Esse Tenente tinha muita influência em um pequeno clube da cidade, o Riachuelo, que era formado pela base militar. Portanto, em 1967, com apenas 15 anos de idade, o jovem jogador passou a integrar a modesta equipe, atuando entre os juvenis.

Porém, de início ele não recebia oportunidades para jogar, sendo praticamente invisível no elenco de sua equipe. Até que em um certo dia, surgiu uma oportunidade para atuar na lateral esquerda, que Marinho agarrou sem pestanejar, mesmo sendo destro e com o sonho de ser centroavante.

PORQUE APELIDO DE BRUXA?

Além de ter uma personalidade forte, ao falar o que pensava e com muita irreverência, Marinho Chagas possuía uma vasta cabeleira como marca registrada. Assim, por conta de seus fios loiros e compridos, não demorou muito para que o jogador recebesse apelidos, como Diabo Loiro e Bruxa.

A alcunha de bruxa foi a que mais pegou e acompanhou o jogador durante toda a sua carreira, algo que ele sempre encarou com naturalidade. Além disso, Marinho recebeu esse apelido não penas por seus cabelos e seu corpo franzino, parecidos com o de uma bruxa, mas também por sua maneira de bater faltas. Ao marcar gols em cobranças que pareciam impossíveis, o então jornalista João Saldanha logo apelidou o jogador como bruxa loira.

MAIORES GLÓRIAS DE MARINHO

As maiores glórias de Marinho no futebol foram: campeão potiguar-1970, pelo ABC; eleito melhor lateral esquerda do Mundial-1974; segundo maior futebolista sul-americano-1974; campeão do Torneio Bicentenário da Independência dos Estados Unidos-1976, pela Seleção Brasileira; campeão paulista-1981, pelo São Paulo; Bola de Prata, da revista Placar para os melhores do Brasileirão-1972/73/81; – eleito, pela FIFA, segundo melhor lateral esquerdo do século-20, depois de Nilton Santos.

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Willian D’Ângelo é carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV CNT no Programa Papo de Arquibancada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais da Área da Saúde do Estado do Amazonas (Sintpasam), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa do goleiro João Moreira (New Hall Premier FC / EUA), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas, Assessoria de imprensa da Liga Brasil de Futsal (LBF), comentarista esportivo da HFD, Rádio Onda Digital 92,3 FM.

Portal Willian D’Ângelo produz reportagens que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade. Siga também o nosso Instagram @portal_williandangelo e X (antigo Twitter).

WhatsApp: (92) 99414-8471

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *