Leônidas da Silva: o jogador que inspirou chocolate Diamante Negro

Leônidas da Silva é um nome famoso no futebol brasileiro. Ele não só brilhou nos campos, mas também inspirou um ícone da confeitaria nacional. Nascido em São Cristóvão, Rio de Janeiro, Leônidas começou a jogar futebol ainda jovem.

O chocolate Diamante Negro foi criado pela Lacta em 1932, inicialmente com outro nome. Em 1940, ele foi rebatizado em homenagem ao jogador Leônidas da Silva, apelidado de “Diamante Negro” após seu destaque na Copa do Mundo de 1938, quando foi artilheiro do torneio e considerado um dos maiores jogadores da época.

O apelido surgiu da imprensa francesa, encantada com o talento e a elegância do atacante brasileiro. A Lacta aproveitou o sucesso de Leônidas e usou o nome como forma de homenagem, o que acabou se tornando um dos chocolates mais icônicos do país.

Da elasticidade em campo, das jogadas impossíveis, dos chutes improváveis e das matadas de bola incertas, Leônidas da Silva ganhou também o codinome “Homem de Borracha” (nome dado pelo jornalista francês Raymond Thourmagem, da Paris Match, na Copa do Mundo de 1938). Da genialidade, do talento de marcar gols e do brilho para aperfeiçoar e consagrar uma jogada tão magnífica e bela como a bicicleta, ele virou “Diamante Negro”, um apelido da imponência de um craque e da doçura proporcionada por um chocolate. Leônidas da Silva é um dos maiores atacantes da história do futebol mundial e principal astro do futebol brasileiro antes de Pelé e depois de Friedenreich.

A INVENÇÃO DA “BICICLETA” E O ESTILO DE JOGO REVOLUCIONÁRIO

Leônidas da Silva popularizou a “bicicleta” no futebol brasileiro. Embora não tenha inventado, o fez famosa com suas jogadas.

A “bicicleta” exige habilidade e criatividade. Leônidas a executou com maestria. Encantou o público e inspirou outros jogadores.

A “bicicleta” se tornou uma marca registrada de Leônidas. Seu estilo de jogo revolucionário também influenciou muitos jogadores.

INICIO NO BONSUCESSO-RJ

Em 1931, aos 17 anos, chegou ao Bonsucesso-RJ onde fez incríveis 55 gols em 51 jogos, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Carioca de Futebol, onde se tornou Campeão Brasileiro em 1931. Clube no qual também realizou pela primeira vez a jogada Bicicleta além de conquistar o título de Campeão Carioca de Basquetebol em 1932, jogando pelo Bonsucesso foi convocado pela primeira vez pela Seleção Brasileira. Devido a sua importância deu nome ao Estádio do clube além de estar também no hino do Bonsucesso.

SELEÇÃO CARIOCA

Atuando pela Seleção Carioca de Futebol, Leônidas da Silva foi Tri Campeão Brasileiro, vencendo o torneio em 1931, 1938 e 1940.

VICE CAMPEÃO URUGUAIO

Em março de 1933, é transferido para o Club Atlético Peñarol (Uruguai) onde se torna Vice-Campeão Uruguaio de 1933.

RETORNA AO FUTEBOL BRASILEIRO PARA JOGAR NO VASCO DA GAMA

Retornou ao futebol brasileiro no ano de 1934 para jogar pelo Vasco da Gama, onde conquista pela primeira vez o Campeonato Carioca.

EM 1935 VESTE A CAMISA DO BOTAFOGO

Em 1935, foi para o Botafogo onde em 38 partidas marcou 22 gols tornando-se Campeão Carioca de 1935.

CONTRATO COM O FLAMENGO

Em 1936, Leônidas da Silva assina contrato com o Flamengo, vestindo a camisa rubro negra, em 1939 se torna Campeão Carioca e em 1940 Campeão do Torneio Rio São Paulo. Pelo clube da Gávea, Leônidas balançou as redes 153 vezes em 149 jogos, uma das melhores médias (1,12) de gols na história do clube. 

JOGANDO PELA SELEÇÃO BRASILEIRA

Jogando pela Seleção Brasileira, Leônidas da Silva conquistou a Copa Rio Branco de 1932 e a Copa Roca de 1945. Foi Vice-Campeão Sul-americano em 1946 e Campeão Sul-americano de Veteranos de 1953. Foram incríveis 38 gols em 38 partidas, jogou as Copas do Mundo de 1934 fazendo o primeiro e único gol brasileiro na Copa.

Em 1938, convocado para mais uma Copa do Mundo, repete o feito de 1934 sendo autor do primeiro gol brasileiro no Copa do Mundo de 1938 onde se torna se torna artilheiro com 7 gols, Chuteira de Ouro da Copa do Mundo da FIFA, Melhor jogador da Copa do Mundo da FIFA 1938 e Seleção da Copa do Mundo da FIFA de 1938.

CONTRATADO PELO SÃO PAULO

Em 1942, é contratado pelo São Paulo Futebol Clube por 200 contos de reis, se tornando a maior transação sul-americana da história. No ano seguinte, conquista o primeiro título Paulista em 1943, sendo esse o primeiro título profissional da história tricolor, depois conquista os títulos Paulistas de 1945, 1946,1948 e 1949.

SELEÇÃO PAULISTA

Jogando pela Seleção Paulista Leônidas da Silva se torna Campeão Brasileiro de 1942. Diamante Negro gostava de ganhar títulos!

Coluna Túnel do Tempo é assinada pelo jornalista Willian D’Ângelo

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Willian D’Ângelo é carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV CNT no Programa Papo de Arquibancada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais da Área da Saúde do Estado do Amazonas (Sintpasam), colunista do Jornal Maskate (Coluna Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa do goleiro João Moreira (New Hall Premier FC / EUA), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), assessoria de imprensa da Associação dos Kartistas do Amazonas (AKA), assessoria de imprensa da Smith Fight Training (Luta Livre), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas, Assessoria de imprensa da Liga Brasil de Futsal (LBF), comentarista esportivo da HFD, Rádio Onda Digital 92,3 FM.

Portal Willian D’Ângelo produz reportagens que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade. Aqui você tem tudo sobre esportes, política, economia, curiosidades e muitas outras informações.

CONTATO: (92) 99414-8471 WhatsApp

E-mail: williancrdz@gmail.com

SIGA NOSSO INSTAGRAM: @portal_williandangelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *