Entrada nos EUA pode exigir histórico de 5 anos nas redes sociais

Se você está planejando viajar para os Estados Unidos, prepare-se: o governo americano poderá exigir que visitantes entreguem o histórico de atividade nas redes sociais dos últimos cinco anos. A proposta foi apresentada nesta terça-feira pela Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), e pode mudar significativamente o processo de entrada no país.

Segundo o The New York Times, viajantes de países como Reino Unido, França, Alemanha e Coreia do Sul só poderão entrar nos EUA após uma análise detalhada de suas redes sociais. A mudança afetará não apenas quem participa do programa de isenção de visto, mas também outros tipos de visitantes.

Atualmente, cidadãos de 42 países podem entrar nos EUA por até 90 dias sem visto, usando apenas uma autorização eletrônica (ESTA). O formulário pede dados básicos como e-mail, endereço, telefone e contato de emergência, com validade de dois anos.

A nova proposta vai muito além. O CBP pretende pedir:

• nomes de usuários e links de redes sociais
• endereços de e-mail usados nos últimos 10 anos
• nomes, datas de nascimento e locais de residência de pais, filhos, irmãos e cônjuges

Além disso, a agência quer criar uma taxa adicional de “integridade de visto” de 250 dólares. Viajantes de países isentos de visto não precisariam pagar essa taxa, mas ainda teriam que fornecer as informações.

Essas medidas se somam a protocolos já adotados para algumas categorias de visto, como o H-1B, o de estudante e o de pesquisador, que também incluem análise de redes sociais.

Especialistas veem a proposta como uma mudança de grande impacto. Bo Cooper, da consultoria de imigração Fragomen, classificou o plano como uma “mudança de paradigma”, apontando que agora a avaliação deixaria de buscar apenas fatos concretos, como indícios de crime, para analisar o conteúdo que as pessoas publicam.

A Electronic Frontier Foundation criticou duramente a medida, afirmando que esse tipo de vigilância obrigatória ameaça liberdades civis, não se mostra eficaz para identificar criminosos e expõe a privacidade de viajantes e de pessoas próximas a eles.

O CBP informou que aceitará comentários públicos sobre a proposta durante os próximos 60 dias.

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Willian D’Ângelo é carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV CNT no Programa Papo de Arquibancada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais da Área da Saúde do Estado do Amazonas (Sintpasam), colunista do Jornal Maskate (Coluna Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa do goleiro João Moreira (New Hall Premier FC / EUA), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), assessoria de imprensa da Associação dos Kartistas do Amazonas (AKA), assessoria de imprensa da Smith Fight Training (Luta Livre), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas, Assessoria de imprensa da Liga Brasil de Futsal (LBF), comentarista esportivo da HFD, Rádio Onda Digital 92,3 FM.

Portal Willian D’Ângelo produz reportagens que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade através de informações com credibilidade. Aqui você tem tudo sobre esportes, história, política, economia, curiosidades e muitas outras informações.

DIVULGAR A SUA EMPRESA NÃO TEM PREÇO

Anuncie no PORTAL WILLIAN D’ÂNGELO com matérias, entrevistas, propaganda e publicidade da sua empresa. TUDO em um só lugar!

CONTATO: (92) 99414-8471 WhatsApp

E-mail: williancrdz@gmail.com

SIGA NOSSO INSTAGRAM: @portal_williandangelo

Siga nossas redes sociais, fique bem informado e ainda confira conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *