Páscoa ‘salgada’: preços de ovos de chocolate ficam 9,5% mais caros neste ano, segundo pesquisa

Os preços dos ovos de Páscoa estão em média 9,52% mais altos neste ano. De 2023 a 2025, o aumento médio acumulado foi de 43%. Os números são de um levantamento feito pelo Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Apesar de deixar os ovos de chocolate mais caros, a alta deste ano foi menor do que a de 2024 (10,33%) e a de 2023 (18,61%).

Além disso, outros produtos à base de cacau registraram alta acima da média dos ovos no intervalo de um ano. O chocolate, por exemplo, subiu 27,09%. Houve um aumento de 13,58% no preço do bombom.

O que explica o aumento

O coordenado do IPC-Fipe Guilherme Moreira explica que o aumento dos custos de produção do cacau é o principal motivo da elevação dos preços do chocolate nos últimos anos.

“Questões climáticas causaram queda na oferta mundial do cacau, disparando o preço desse importante insumo nos últimos três anos”, esclarece.

A presidente da Associação Nacional da Indústria Processadora de Cacau (AIPC), Anna Paula Losi, aponta outros fatores contribuíram com o aumento:

— Outro ponto é que a doença viral conhecida como “broto inchado” tem causado grandes perdas. Além disso, Gana (um dos maiores produtores de cacau) sofre com a mineração ilegal, que tem destruído áreas de cultivo.

Ainda segundo Anna, há duas safras o setor já opera com déficit de produção, ou seja, o consumo tem superado a oferta. O déficit na produção, que era de 200 mil toneladas na safra 2023–2024, saltou para 700 mil toneladas em 2024–2025, agravando ainda mais a escassez do produto no mercado global.

Para o Brasil, esse cenário é especialmente desafiador, já que o país consome mais cacau do que produz. A produção nacional gira em torno de 190 mil toneladas por ano, enquanto o consumo chega a 230 mil toneladas.

— Para reduzir essa dependência do mercado externo, seria necessário investir na ampliação da produção nacional — avalia Anna.

Outros produtos da Páscoa que estão mais caros

Os peixes também são bastante consumidos nesta época do ano e sofreram elevações mais contidas. De acordo com o levantamento, a merluza teve um aumento médio 6,81%. Na sequência, aparecem o cação (6,34%) e o bacalhau (3,91%). 

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Willian D’Ângelo é carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV Amazônia/CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV Amazônia/CNT no Programa Papo de Arquibancada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais da Área da Saúde do Estado do Amazonas (Sintpasam), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa do goleiro João Moreira (New Hall Premier FC / EUA), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas, Assessoria de imprensa da Liga Brasil de Futsal (LBF), comentarista esportivo da HFD, Rádio Onda Digital 92,3 FM.

Portal Willian D’Ângelo produz reportagens que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade. Siga também o nosso Instagram @portal_williandangelo e X (antigo Twitter).

WhatsApp: (92) 99414-8471

E-mail: @williancrdz@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *