Trem-bala SP-Rio pode operar a partir de 2032, diz CEO
Discutido há décadas, o trem-bala que ligará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro pode finalmente sair do papel e começar a operar em 2032. Foi o que disse o CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, à revista Exame, nesta quinta-feira. A passagem deverá custar R$ 500 reais. O projeto que vai conectar duas das maiores cidades do país tem um orçamento estimado em R$ 60 bilhões de reais para a construção das linhas e terminais, compra de trens e sistemas operacionais.
O projeto do trem-bala ganhou força depois que a TAV firmou contrato com o governo federal, há 2 anos, para explorar o serviço durante 99 anos. No modelo adotado, não foi necessário o processo de licitação, com a empresa recebendo autorização para operar o trem de alta velocidade.
De acordo com Bernardo Figueiredo, a TAV está em negociação com fundos de investimentos árabes, empresas espanholas e chinesas para captar a quantia necessária para toda a operação. O negócio também pode incluir a exploração imobiliária nas áreas próximas às estações, que geraria uma receita adicional superior a R$ 27 bilhões.
Segundo o executivo, a viagem de trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro vai durar 1h45, aproximadamente, com o modelo de alta velocidade se deslocando a até 320 km/h. Serão 417 km de trilhos, no total, ligando as áreas centrais das duas metrópoles. O tempo que será gasto pelo trem é consideravelmente menor do que o da viagem feita de ônibus, que, atualmente, gira em torno de 6 horas.
Além das estações principais, que a TAV Brasil deseja instalar nas áreas centrais das duas capitais, havendo a possibilidade de aproveitar estruturas existentes, o trem-bala Rio-SP terá outras duas estações. Uma delas ficará em Volta Redonda (RJ) e a outra funcionará em São José dos Campos (SP).
O projeto do trem de alta velocidade ligando São Paulo ao Rio de Janeiro já foi apresentado ao Ministério dos Transportes e está em análise. Segundo o cronograma da empresa, os estudos técnicos devem acontecer até o final de 2026. Se tudo for aprovado e o cronograma seguir como o planejado, as primeiras obras devem ser feitas a partir de 2027, com a operação da linha começando em 2032.

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