Brasil derrota Colômbia nos pênaltis e é campeão da Copa América Feminina
Brasil é campeão da Copa América Feminina pela nona vez. Em uma final dramática, decidida nos pênaltis após empate por 4 a 4 (3 a 3 no tempo normal), a seleção superou a Colômbia neste sábado (2), no estádio Casa Blanca, em Quito. O título coroou uma noite de altos e baixos, protagonizada por Marta e decidida pelas mãos da goleira Lorena, que defendeu duas cobranças na série final.
Foi o primeiro título sob o comando de Arthur Elias, técnico que assumiu a seleção após a eliminação precoce no Mundial de 2023 e liderou a equipe até a prata olímpica em Paris-2024. Mas o troféu continental esteve em risco durante boa parte da final. A Colômbia foi superior em vários momentos, e o Brasil só esteve à frente no placar a partir da prorrogação. Antes disso, flertou com uma derrota inédita para as colombianas, que haviam empatado em 0 a 0 com as brasileiras na fase de grupos — naquela ocasião, a goleira Lorena foi expulsa.

A decisão foi marcada por reviravoltas e falhas. A Colômbia abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Caicedo, aproveitando o espaço na entrada da área. O empate brasileiro veio nos acréscimos, em pênalti convertido por Angelina, após agressão de Carabalí em Gio Garbelini.

No segundo tempo, uma falha de comunicação entre Tarciane e Lorena resultou em um gol contra que recolocou as colombianas na frente. Amanda Gutierres empatou, mas Mayra Ramírez marcou o terceiro gol da Colômbia, em contra-ataque. Foi apenas aos 50 do segundo tempo que Marta, de fora da área, empatou com um chute forte de esquerda e levou o jogo para a prorrogação.
Aos 39 anos, Marta viveu uma noite de emoções contraditórias. Começou no banco, entrou aos 36 da segunda etapa, marcou dois gols — o primeiro nos acréscimos do tempo regulamentar e o segundo na pequena área, já na prorrogação —, mas também desperdiçou a cobrança que poderia ter dado o título ao Brasil nos pênaltis. Ainda assim, foi determinante na reação de uma equipe que parecia entregue em vários momentos do jogo.
O empate por 4 a 4 se consolidou com um belo gol de falta de Leicy Santos, no ângulo de Lorena, e levou a decisão para os pênaltis. Tapia, goleira do Palmeiras e heroína da final do Paulistão de 2024, voltou a brilhar ao defender duas cobranças, incluindo a de Marta. Mas Lorena, mesmo após a falha no gol contra, se reergueu com autoridade: defendeu duas cobranças, além de ver uma ir para fora, e garantiu mais um título continental para o futebol feminino brasileiro.

Portal Willian D’Ângelo
Jornalismo com credibilidade
Willian D’Ângelo é carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV CNT no Programa Papo de Arquibancada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais da Área da Saúde do Estado do Amazonas (Sintpasam), colunista do Jornal Maskate (Coluna Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa do goleiro João Moreira (New Hall Premier FC / EUA), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), assessoria de imprensa da Associação dos Kartistas do Amazonas (AKA), assessoria de imprensa da Smith Fight Training (Luta Livre), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas, Assessoria de imprensa da Liga Brasil de Futsal (LBF), comentarista esportivo da HFD, Rádio Onda Digital 92,3 FM.
O Portal Willian D’Ângelo produz reportagens que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade. Aqui você tem tudo sobre esportes, política, economia, curiosidades e muitas outras informações.
