Copa do Mundo de 1930: começa o maior espetáculo da Terra

A rigor, a realização de um Mundial de futebol entre nações era um sonho que surgiu oficialmente a partir de 21 de maio de 1904. Nesse dia, dirigentes de sete países – Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Suécia e Suíça – se reuniram em Paris e fundaram a Fédération Internationale of Football Association (Federação Internacional das Associações de Futebol), entidade que passou a ser conhecida pela sigla FIFA. O jornalista francês Robert Guerin foi eleito o primeiro presidente.

Mas uma associação mundial de futebol sem a Inglaterra ficaria certamente incompleta. A esperança de que os ingleses – e, a reboque , escoceses, irlandeses e galeses – se filiassem era tal que o nome original da entidade era metade francês e metade inglês. Os ingleses aderiram em 1905, depois de Alemanha, Áustria, Hungria e Itália. Naquele mesmo ano, falou-se pela primeira vez em uma Copa do Mundo. Mas as inscrições para esse torneio, que se encerram em 31 de agosto, ficaram totalmente esvaziadas.

Com a Primeira Guerra Mundial, que estourou na Europa de 1914 e só acabou em 1818, a ideia de fazer um torneio de futebol ficou incubada. Isso até os anos 1920, quando a Fifa foi efetivamente assumida por um francês chamado Jules Rimet. Nascido no dia 14 de outubro de 1873, ele foi eleito para o cargo em 1921, embora ocupasse interinamente a presidência desde a morte do antecessor, o inglês Daniel Burley, em 1918.

Na época, a Fifa já tinha filiados de outros continentes. A África do Sul, por exemplo, aderiu em 1910. A Argentina, em 1912. Os Estados Unidos, em 1913. Dessa forma, a concepção de um torneio aberto como a entidade queria ganhava mesmo uma conotação de “mundial”. Sabendo das intenções da Fifa, um embaixador uruguaio, Enrique Buero, ofereceu seu país para ser sede do primeiro campeonato mundial entre seleções que fosse realizado. Um dos motivos alegados era a comemoração do centenário da independência nacional – o território havia sido anexado ao Brasil em 1821, com o nome de Província Cisplatina, declarou-se independente em 23 de agosto de 1825 e essa condição foi ratificada com a assinatura do Tratado de Montevidéu, em 27 de agosto de 1828. Outro era o prestígio com a medalha de ouro que os futebolistas uruguaios conquistaram na Olimpíada de Paris, em 1924. Em 1928, os jogadores foram novamente campeões, batendo a Argentina na final. Por causa do bicampeonato, a equipe, que jogava com camisa azul-clara, ficou conhecida como “Celeste Olímpica”.

O dia decisivo para tirar a Copa do Mundo do papel foi 26 de maio de 1928, quando se realizou o Congresso da Fifa, em Amsterdã. Jules Rimet, então, propôs para valer a organização de uma competição aberta para os selecionados de todas as entidades nacionais filiadas à Fifa. A proposta teve 23 votos favoráveis e três contrários. Em 8 de setembro de 1928, na Suíça, decidiu-se que o torneio seria realizado de quatro em quatro anos, nos anos pares entre as Olimpíadas, com início em 1930.

Na Europa, a Espanha, Holanda, Hungria, Itália e Suécia também se dispuseram a receber a Copa. No congresso, holandeses e suecos declinaram em favor da Itália. Mas a Fifa ficou encantada com a proposta dos uruguaios e fez o que era certo: deu a Copa a eles. Contrariada, a Itália anunciou o boicote ao torneio. Os outros 16 europeus filiados à entidade até 1930 seguiram a Itália e não se inscreveram ao fim do prazo, em 30 de abril de 1930. A conta não incluía a Inglaterra e os outros britânicos que saíram em 1928. A Fifa tinha 46 países filiados em 1930. A longa viagem transatlântica também assustou os Europeus, que foram representados por apenas 4 seleções: Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. No total apenas 13 países participaram da Copa do Mundo 1930.

O BRASIL NA COPA DO MUNDO DE 1930

Apesar de não contar com a mesma força do vizinho Uruguai, o Brasil tinha chances de formar uma seleção forte o bastante para a Copa do Mundo de 1930. Isso teoricamente. Na prática, a equipe vinha sendo vítima de um fogo cruzado entre cariocas e paulistas. Além disso, não tinha disputado nenhuma partida entre seleções estrangeiras desde o Sul-Americano de 1925, no Paraguai.

Delegação Brasileira: Araken, Benedicto, Benevenuto, Brilhante, Carvalho Leite, Doca, Fausto, Fernando Giudicelli, Fortes, Hermógenes, Itália, Ivan Mariz, Manoelzinho, Moderato, Nilo, Oscarino, Pamplona, Poly, Preguinho, Russinho, Theóphilo, Velloso, Zé Luiz e Técnico Píndaro de Carvalho Rodrigues.

A seleção Brasil teve uma participação modesta na Copa do Mundo de 1930, foi eliminado na primeira fase com 1 vitória e 1 derrota. A seleção brasileira, desfalcada dos jogadores de clubes paulistas com exceção de Araken do Santos, perdeu na estréia por 2×1 para a Iugoslávia e venceu a Bolívia por 4×0.

CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO DE 1930

O Uruguai, anfitrião e já bicampeão da competição de futebol das olimpíadas, a disputa mais importante da época, sagrando-se o primeiro campeão da Copa do Mundo, vencendo o Peru (1×0) e Romênia (4×0) na primeira fase, Iugoslávia na semifinal (6×1), e os argentinos, em um jogo final violento, por 4×2.

Coluna Túnel do Tempo

Jornalista Willian D’Ângelo

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Willian D’Ângelo é carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV CNT no Programa Papo de Arquibancada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais da Área da Saúde do Estado do Amazonas (Sintpasam), colunista do Jornal Maskate (Coluna Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa do goleiro João Moreira (New Hall Premier FC / EUA), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), assessoria de imprensa da Associação dos Kartistas do Amazonas (AKA), assessoria de imprensa da Smith Fight Training (Luta Livre), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas, Assessoria de imprensa da Liga Brasil de Futsal (LBF), comentarista esportivo da HFD, Rádio Onda Digital 92,3 FM.

Portal Willian D’Ângelo produz reportagens que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade através de informações com credibilidade. Aqui você tem tudo sobre esportes, história, política, economia, curiosidades e muitas outras informações.

DIVULGAR A SUA EMPRESA NÃO TEM PREÇO

Anuncie no PORTAL WILLIAN D’ÂNGELO com matérias, entrevistas, propaganda e publicidade da sua empresa. TUDO em um só lugar!

CONTATO: (92) 99414-8471 WhatsApp

E-mail: williancrdz@gmail.com

SIGA NOSSO INSTAGRAM: @portal_williandangelo

Siga nossas redes sociais, fique bem informado e ainda confira conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *