Com semana livre, Vasco tenta manter retrospecto equilibrado no Nilton Santos
Livre para trabalhar durante a Data Fifa, o Vasco tem longo tempo para se adaptar até o clássico contra o Fluminense, no dia 16, marcado para o Nilton Santos. No 60º jogo que fará no estádio do Botafogo, o cruz-maltino tenta manter o retrospecto equilibrado, em sua segunda experiência no gramado sintético local — no primeiro turno, perdeu por 2 a 0 em visita ao rival alvinegro.
Por lá, o histórico geral é equilibrado: são 19 vitórias, 19 derrotas e 21 empates, em jogos que englobam, principalmente, clássicos. Contra o Fluminense no estádio, são 15 jogos, com cinco vitórias, seis derrotas e quatro empates.
É possível que, até lá, o cruz-maltino faça pelo menos um treino no campo, visando à adaptação ao gamado sintético. A questão do piso foi discutida com a comissão técnica nos bastidores antes da tomada de decisão definitiva sobre o local da partida. O técnico Ramón Díaz defende a preparação no campo que suas equipes jogam. Desde que chegou ao Vasco, cresceu o número de treinos do cruz-maltino em São Januário.
Contra o Fluminense, o cruz-maltino conta com o retorno do volante Zé Gabriel, suspenso diante do Bahia. Vinha fazendo bons jogos e tomando conta da posição de primeiro volante, liberando Medel para atuar como zagueiro. O chileno é o suspenso da vez e não joga o clássico.
FLUMINENSE RENOVA COM FELIPE MELO
Após acertar a permanência com o goleiro Fábio no mês passado, o Fluminense anunciou, nesta quinta-feira, a renovação de contrato com mais um titular. O volante Felipe Melo, de 40 anos, assinou um novo vínculo com o tricolor carioca até o final de 2024.
Felipe Melo chegou no Fluminense no início do ano passado. Desde então, entrou em campo em 75 jogos, marcou dois gols e foi peça importante na conquista do bicampeonato carioca de 2022 e 2023 e na campanha deste ano da Libertadores, onde o time está nas semifinais da competição.
FLAMENGO BICAMPEÃO BRASILEIRO SUB-20
Após o empate de 0 a 0 no tempo normal, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), o Flamengo venceu o Palmeiras nos pênaltis por 3 a 2 e conquistou o bicampeonato do Brasileirão Sub-20. O primeiro título do Mengão foi em 2019 e agora a equipe se iguala ao próprio Palmeiras com dois títulos.
FOGÃO ENTRA NO TOP 10
Por mais que tenha perdido para o Flamengo, o Botafogo alcançou um feito marcante no clássico contra o Flamengo. A partida foi a 20ª consecutiva do alvinegro como líder do Brasileirão. A contagem começou justamente no confronto contra o rival rubro-negro, ainda no primeiro turno. Desde então, o time aumentou a vantagem que hoje é de dez pontos para o Palmeiras, vice-líder.
Mais do que a questão das rodadas na liderança, uma estatística que pode dar esperança aos torcedores alvinegros é que todas as outras nove equipes do ranking terminaram os respectivos campeonatos como campeãs — inclusive o Palmeiras de 2016, que ocupava o ranking anteriormente.
Portal Willian D’Ângelo
Jornalismo com credibilidade
