Amazonas FC recebe Brusque-SC no Carlos Zamith pela Série B do Brasileirão
O Amazonas FC enfrenta neste sábado (8), às 16h (horário de Manaus), no estádio Carlos Zamith, o Brusque-SC, jogo válido pela 9ª rodada da Série B do Brasileirão. O jogo será uma reedição da final da Terceirona do ano passado, quando a Onça Pintada superou o Quadricolor para faturar o primeiro título brasileiro do futebol amazonense na história.
A partida marca o retorno do Amazonas FC à Toca da Onça, o estádio Carlos Zamith, palco que o clube conquistou o acesso à Série C e foi campeão estadual em 2023. O estádio recebeu uma reformulação para que fosse possível receber jogos na Segunda Divisão nacional, como ampliação nas arquibancadas, espaço para camarotes e cabines de imprensa, além de refletores para confrontos noturnos.
Este será o quarto confronto na história entre as duas equipes. Na última partida, na final da Série C de 2023, a Onça Pintada venceu por 2 a 1, com gols de Diego Torres e Sassá, e ficou com a taça da competição. Outro reencontro será com Luizinho Vieira, técnico campeão da Terceira Divisão com o Amazonas. Ele é o atual treinador do Brusque e, pela primeira vez, enfrentará o seu ex-clube.
Pelo o Amazonas FC, Luizinho Vieira comandou a equipe em 25 jogos, com 15 vitórias, seis empates e quatro derrotas. Ele chegou ao Brusque no mês de maio para ocupar o lugar deixado por Luizinho Lopes e, desde então, são dois empates pela Série B e uma derrota na Copa do Brasil.
JEJUM DO ATACANTE SASSÁ
Ídolo e maior artilheiro da história do Amazonas, o atacante Sassá está há 12 jogos sem marcar, seu maior período sem gols desde que chegou a Onça. E neste sábado vai ter mais uma chance para quebrar a seca de gols. Atacante volta a reencontrar a equipe catarinense neste sábado, pela 9ª rodada da Série B, e quer repetir feito que ajudou na conquista da taça da Série C do Brasileiro, na temporada passada
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
O Amazonas FC está na 15ª posição, com oito pontos marcados. Na zona de rebaixamento, em 19º lugar, o Brusque tem seis pontos na tabela.
O Z4 está formado por Botafogo-SP (7), Ituano (6), Brusque (6) e Guarani (4). Na parte de cima da tabela, no G4, estão Goiás (17), Avaí (16), Santos (15) e Ceará (15).
ESTÁDIO CARLOS ZAMITH
O estádio Carlos Zamith foi construído para servir de treinamentos para as seleções que viriam a Manaus para disputar a Copa do Mundo 2014. O nome do estádio é uma homenagem ao jornalista esportivo Carlos Zamith que nasceu em 20 de fevereiro de 1926. Zamith possuía um grande acervo de jornais e anotações e lançou três livros históricos sobre o futebol amazonense.
RESULTADOS DE ONTEM PELA SÉRIE B
Coritiba 4×2 Ituano
Novorizontino 3×1 Santos
JOGOS DE SÁBADO PELA SÉRIE B
Amazonas FC x Brusque (Estádio Carlos Zamith)
Guarani x Operário (Estádio Brinco de Ouro)
JOGOS DE DOMINGO PELA SÉRIE B
Avaí x Chapecoense
América-MG x Ponte Preta
