Há 110 anos era fundada a Sociedade Esportiva Palmeiras

O Palmeiras surgiu no dia 26 de agosto de 1914, no bairro do Brás, e completa 110 anos nesta segunda. Fundado por imigrantes italianos, seu primeiro nome foi Società Sportiva Palestra Italia e em 1942, quando estava estabelecida como uma força do futebol paulista, a equipe foi obrigada a trocar de nome, passando a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras em decorrência da Segunda Guerra Mundial

O clube poderia ter sido fundado no dia 19 de agosto, mas não houve acordo com relação às diretrizes da instituição. Uma nova reunião, então, foi agendada para a semana seguinte, dia 26 de agosto de 1914, no extinto Salão Alhambra, situado na antiga Rua Marechal Deodoro, nº 2 (região onde hoje se localiza a Praça da Sé), e na presença de 46 pessoas (entre elas, italianos, brasileiros, dois portugueses e um espanhol) foi fundado o Palestra Itália – a palavra Palestra, de origem grega, significa em tradução livre da língua italiana “academia ou escola onde se pratica atividades físicas”.

Antes de entrar em campo para a estreia em janeiro de 1915, a equipe do Palestra Itália passou meses treinando e se preparando para evitar uma derrota na primeira partida. A estratégia deu certo. O time jogou um amistoso contra o Savoia e venceu por 2 a 0. A primeira competição oficial foi em 1916 no Campeonato Paulista e, em 1920, o Palestra venceu o primeiro estadual. Dois anos depois, fez a estreia internacional com vitória por 4 a 1 em cima da Seleção Paraguaia.

O Portal Willian D’Ângelo traz hoje um pouco da história dos cinco jogadores que mais partidas fizeram vestindo o manto do Palmeiras. O Divino Ademir da Guia foi o atleta que mais vestiu a camisa palmeirense. Foram 902 jogos no Verdão, com 513 vitórias, 233 empates e 156 derrotas.

Filho de Domingos da Guia, o notável zagueiro das décadas de 30 e 40, o carioca Ademir da Guia deu seus primeiros chutes com o uniforme do Bangu-RJ. Ele estreou no Palmeiras na vitória sobre o Corinthians no dia 22 de fevereiro de 1962 e é conhecido como o maior jogador da história do clube paulista.

O goleiro Emerson Leão, que nasceu no dia 11 de julho de 1949, em Ribeirão Preto, vestiu a camisa do Palmeiras em 621 jogos. Ele começou a carreira no São José-SP para depois defender o Comercial-SP. Em 1969, ele teve o passe comprado pelo Palmeiras, clube no qual se tornou ídolo e logo chegou na seleção brasileira.

Waldemar Fiume vestiu a camisa alviverde por 620 jogos.  Logo aos 19 anos, foi titular na emblemática partida decisiva do Paulista de 1942, que selou o primeiro título do clube após o traumático episódio da mudança de nome. Foram 352 vitórias e 27 gols marcados com a camisa do Palmeiras.

Filho do imigrante italiano Francesco Fiume e da brasileira Estefânia da Silva, Waldemar Fiume nasceu no dia 12 de outubro de 1922, em São Paulo (SP). Morou no bairro da Liberdade e trabalhou na gráfica da família durante o período em que foi jogador amador. Fiume nunca teve uma oportunidade na Seleção Brasileira e apesar de cotado para a Copa do Mundo de 1950 no Brasil, a primeira pós-guerra, o jogador foi preterido pelo técnico Flávio Costa.

Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, foi um dos nomes históricos da Academia do Palmeiras nas décadas de 1960 e 1970. Nascido em Araraquara (SP), ele defendeu a camisa do Palmeiras por 615 vezes, atuando de 1964 a 1976, com 29 gols marcados.

Ele conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 1965, o Paulistão de 1966, 1972 e 1974 e o Brasileirão de 1967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1967 (Taça Brasil), 1969, 1972 e 1973. Como treinador, conquistou o Paulistão de 1976 com o Verdão.

Valdemar Carabina foi o quinto jogador a disputar mais partidas com a camisa alviverde em toda a história. Ele nasceu em São Paulo (SP) no dia 28 de janeiro de 1932, disputou 584 jogos, com 333 vitórias, 116 empates e 135 derrotas pelo Palmeiras. Carabina marcou apenas nove gols com a camisa alviverde, defendendo de 1954 a 1966. Em 1965, teve a honra de ser um dos titulares da Seleção Brasileira/Palmeiras-CBD, que goleou a Seleção do Uruguai, por 3 a 0, no Mineirão, no segundo jogo da história do estádio Magalhães Pinto. Foi no dia 7 de setembro de 65.

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Willian D’Ângelo é carioca, nascido no Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV Amazônia/CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV Amazônia/CNT no Programa Papo de Arquinbacada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas.

* O Portal Willian D’Ângelo produz reportagens de alta qualidade, que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade.  

*Acompanhe também pelo Instagram Portal Willian Dangelo e pelo X (antigo Twitter) Willian D’Ângelo Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *