Túnel do tempo: Vasco da Gama campeão brasileiro em 1989

Foi no dia 16 de dezembro de 1989 que o Vasco da Gama venceu o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi, com gol marcado pelo atacante Sorato. A equipe carioca era comandada pelo técnico Nelsinho Rosa, que levou o Vasco ao topo do futebol nacional pela segunda vez!

O Vasco terminou o Brasileirão de 89 com nove vitórias, oito empates e duas derrotas. Marcou 27 gols e sofreu 16. O time base era formado por Acácio, Luís Carlos Winck, Marco Aurélio, Quiñonez e Mazinho; Zé do Carmo, Boiadeiro, William e Bismarck; Bebeto e Sorato.

Em 1989 veio a ápice daquele esquadrão que ficou conhecido como “SeleVasco” com a conquista do certame nacional sobre o São Paulo, numa campanha onde o alvinegro derrotava seus adversários principalmente fora de casa. E foi exatamente distante de São Januário que o Vasco faturou o bicampeonato brasileiro.

O time do Vasco se utilizou da superstição ao entrar em campo contra o São Paulo, todos os jogadores, menos o goleiro Acácio é obvio, estavam vestido com calções e camisas pretas, isso porque na maioria das vezes, na maioria das vitórias daquele campeonato era essa a cor do uniforme e como estávamos em busca do nosso tão sonhado Bi-Campeonato Brasileiro é melhor não arriscar. O time do Vasco estava muito preocupado em impedir os lançamentos milimétricos de Mario Tilico, ponta direita do time Paulista, mas ao mesmo tempo também tinha que tomar muito cuidado com os avanços dos meias Raí e Bobo, este último havia sido Campeão desse mesmo Campeonato Brasileiro um ano antes pelo Bahia. Mas o time de São Januário estava preparado para enfrentar essas três jogadas do time comandado por Carlos Alberto Silva, já que as jogadas mortais do time do São Paulo eram impedidas por três grandes jogadores da seleção Vascaína, o equatoriano Quiñonéz, Mazinho e Boiadeiro.

O São Paulo precisava desesperadamente da vitória para forçar uma nova partida, já o time carioca estava mais tranqüilo, não estava tão pressionado, mas sabia que era extremamente importante vencer e acabar logo com o Campeonato Brasileiro de 1989. Sempre lembrando que o Vasco era apontado como um dos favoritos, mas destes foi o único que conseguiu provar em campo o seu favoritismo.

O jogo foi praticamente definido aos 5 minutos da 2ª etapa. Marco Aurélio cortou de forma esquisita a bola tirando da área do Vasco, entregou para Willian, este por sua vez com um leve toque passou para o atacante Bebeto que havia chegado a pouco do Flamengo e com um lançamento incrível e inacreditável ele encontrou pelo lado esquerdo do campo o jovem atacante Sorato, então com 20 anos de idade. Este recuou a bola para o experiente Mazinho ao perceber que sua velocidade, naquele momento não adiantaria em nada. A bola passou por quase todo o time do Vasco, que preferia jogar no toque de bola. Mazinho tocou para Bismark e este por sua vez entregou para Boiadeiro.O time do São Paulo nesse lance ao tentar marcar todas as jogadas do time do Vasco se esqueceu de marcar um grande jogador, uma das válvulas de escape do time, o também experiente Luiz Carlos Wink. Ele cruzou para a área, Bebeto tentou cabecear e fazer o gol da vitória ao mesmo tempo em que era puxado pelo jogador do São Paulo, mas no final coube ao jovem atacante do Vasco, Sorato, após uma falha de cobertura do jogador Netinho, o prazer de fazer o gol que praticamente decretava o titulo do Gigante da Colina em um belo e inesquecível gol de cabeça, sem que fosse necessário ele saltar. O goleiro Gilmar fez de tudo para impedir o gol ,mas de nada adiantou, a cabeçada do camisa 7 do Vasco tinha sido extremamente forte.

Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Willian D’Ângelo é carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), formado em jornalismo no ano de 2008, fez parte do Programa de TV Papo de Arquibancada (TV Amazônia/CNT), Programa de Rádio Dissica e o Povo (FM do Povo 94,3), comentarista esportivo da TV Amazônia/CNT no Programa Papo de Arquibancada, comentarista esportivo do Programa Esporte Show (FM do Povo 94,3), comentarista político e geral do Programa Direto ao Ponto (FM do Povo 94,3), assessor parlamentar do vereador Edvar Martins (CMM), assessor parlamentar do deputado estadual Francisco Campos (ALEAM), colunista do Jornal Maskate (Bola na Rede), assessoria de imprensa do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas, assessoria de imprensa do Colégio Militar da Polícia Militar Marcantônio Vilaça em Manaus, colunista do Jornal Em Tempo (Túnel do Tempo), Programa de Rádio Pódio (Rádio Em Tempo), Bloco Pódio (Programa Agora da TV Em Tempo/SBT), comentarista esportivo da TV Em Tempo, âncora do Programa de Rádio Papo Esportivo (Portal do Minuto), Assessoria de imprensa Grêmio Recanto da Criança (Futsal), âncora do Programa Rockstória (web rádio Manifesto Norte), âncora do Jornal Pocket de Notícias (web rádio Manifesto Norte), âncora do Programa Papo Esportivo (Rádio Atividade FM 87,9), Diretor de Jornalismo do Portal Amazônia sem Fronteiras, assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futsal (FAFS), assessoria de imprensa da Federação Amazonense de Futebol 7 (FAF7), assessoria de imprensa da Federação de Basquete do Amazonas (FEBAM), assessoria de imprensa da Federação de Futebol Americano do Amazonas (FEFAAM), assessoria de imprensa da Liga Amazonense de Futsal (LAF), assessoria de imprensa do Holanda Esporte Clube (AM), assessoria de imprensa do Esporte Clube Tarumã (AM), assessoria de imprensa Smille Júnior FC (Futsal e Fut7), âncora do Programa Bate-Bola Amazonas (Rádio Encontro das Águas FM 97,7), âncora do Programa Encontro Esportivo (TV Encontro das Águas/TV Brasil), âncora dos programas jornalísticos Jornal Grande Boletim (97,7) e Jornal Encontro das Águas (97,7), Gerente da Rádio Encontro das Águas FM, Gerente de Esportes e comentarista da TV e Rádio Encontro das Águas, Assessoria de imprensa da Liga Brasil de Futsal (LBF) e comentarista esportivo da HFD.

Portal Willian D’Ângelo produz reportagens que têm como objetivo atender às necessidades da sociedade. Siga também o nosso instagram @portal_williandangelo e X (antigo Twitter).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *