No Mundial de 1950, o Cruzeiro, de Porto Alegre, emprestou camisetas para a seleção mexicana

No domingo de 2 de julho, durante a primeira fase da Copa do Mundo de 1950, México e Suíça enfrentaram-se em Porto Alegre, no antigo estádio dos Eucaliptos. À época, um problema foi constatado antes do confronto, pois ambos os times vestiam camisetas vermelhas. Já que a Copa era realizada no Brasil, conhecido pelo seu “jeitinho” na resolução de impasses, a solução surgiu por meio da improvisação: coube ao Esporte Clube Cruzeiro, da capital gaúcha, emprestar suas camisetas – com listras verticais em azul e branco – aos mexicanos. 

O time mexicano veio ao Brasil com apenas um modelo de camisa. Naquela época a equipe azteca ainda não havia adotado a camisa verde e na sua terceira partida precisou recorrer as camisas do time gaúcho.

Duas situações similares à do Cruzeiro ocorreram ao longo das Copas. Na Itália, 16 anos antes, a Áustria utilizou o uniforme do Napoli, clube local, na partida contra a Alemanha. 

E, no Mundial de 1978, a Seleção Francesa entrou em campo contra a Hungria vestindo a camiseta do Kimberley, equipe do futebol argentino. 

Fonte: Portal Willian D’Ângelo

Jornalismo com credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *