Vocalista do Molejo, Anderson Leonardo é diagnosticado com embolia pulmonar
Após passar por alguns exames, Anderson Leonardo, de 51 anos, foi diagnosticado com embolia pulmonar, nesta segunda-feira. O estado de saúde do vocalista do Molejo, que deu entrada em um hospital do Rio, no último domingo (10), foi atualizado pela assessoria de imprensa do grupo através do Instagram.
“A assessoria de imprensa do grupo Molejo vem atualizar o quadro clínico do cantor Anderson Leonardo, que outrora foi diagnosticado com pneumonia, porém após uma revisão médica e novos exames mais específicos foi constatado uma embolia pulmonar com o quadro estável. Mais uma vez contamos com as orações e o apoio dos amigos, fãs e contratantes”, informa o comunicado.
No último domingo, a equipe do Molejo informou que os shows do grupo seguem confirmados.
Anderson também está em tratamento contra um câncer inguinal, na região da virilha, descoberto em outubro do ano passado. Em janeiro, ele chegou a celebrar sua cura, no entanto, cinco meses depois, o cantor contou que a doença atingiu seus testículos. Por isso, retomou seu tratamento.
O QUE É EMBOLIA PULMONAR
De acordo com o cirurgião vascular Rodolpho Reis, ex-presidente da regional do Distrito Federal da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a embolia pulmonar acontece quando há formação de um coágulo que sobe para o pulmão.
Segundo ele, a condição é sempre grave, e causa a morte de 3% a 18% dos pacientes.
QUAIS OS SINTOMAS DA EMBOLIA?
Os sintomas da embolia variam, mas costumam incluir falta de ar. A intensidade da dificuldade em respirar depende do tamanho da lesão e da quantidade de obstruções nas artérias pulmonares — o conjunto de sinais pode limitar o suprimento de oxigênio dos órgãos de todo o corpo.
Em casos mais graves, alguns pacientes sofrem com dores no tórax e, quando ocorre o infarto pulmonar, podem ter desmaios. Sem atenção médica, o quadro pode levar à morte.
O TRATAMENTO
Quando diagnosticada nos primeiros momentos, a embolia pulmonar é tratada com medicamentos anticoagulantes, que atuam na dissolução do coágulo. Em casos que são descobertos só depois de lesões graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.
Portal Willian D’Ângelo
Jornalismo com credibilidade
